FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Geral

Geral

13.12.2007


Castelo revitaliza acesso à Gruta do Limoeiro

A inauguração da sinalização e revitalização do ponto turístico será amanhã, às 17h

 

 

 

A Prefeitura de Castelo, através da Secretaria de Turismo e o Sebrae/ES, inaugura hoje (13) as obras de sinalização e revitalização do acesso à Gruta do Limoeiro, na comunidade do Limoeiro, às 17 horas.

Situada a 15 km da sede do município, a gruta possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível.

A Gruta do Limoeiro foi tombada em 1984 como Patrimônio Histórico do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura, através da Resolução 01/84. Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Ufes e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a gruta foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.

Apesar das muitas lendas que cercam o local, o espanhol José Lacerda organizou uma caravana científica destinada a descobrir os mistérios da gruta no ano de 1904. Ao chegar às proximidades, num monte com elevação entre 70 e 80m de altura, encontrou passagens formadas por blocos de granito- em forma de ossos- ligados por escumalhos formando colunas que constituíam áreas de pedras em furnas e viadutos.

Pelas formas, José Lacerda concluiu que o local recebera um vulcão extinto, também pelos corpos esponjosos existentes, que indicavam a presença de lavras petrificadas.

* Fonte: Site Prefeitura de Castelo

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.