FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

11.06.2007


Tempestade causa danos em Venda Nova

Domingo os moradores foram surpreendidos com chuva e ventania repentinas, que destruiu árvores e telhados

 

 

 

Um início de primavera com ares de verão. Vários moradores de Venda Nova tiveram prejuízos com a tempestade ocorrida domingo, 24 de setembro, por volta das 11h30. Foram poucos minutos, mas o suficiente para destruir vegetações e telhados de casas na sede do município.

A sede do Rio Branco Futebol Clube, no centro, foi o local mais atingido. As telhas que cobrem o segundo pavimento foram todas arrancadas com a força do vento. A maioria foi parar nos quintais das casas vizinhas e no meio da Avenida Domingos Perim.

Durante a tempestade, acontecia um jogo entre uma equipe infantil local e outra de Vitória. O treinador da escolinha do Rio Branco, Márcio Willian, relata que até os jogadores perderam o equilíbrio em campo com a força do vento e a partida precisou ser interrompida.

Na rua, os estragos ficaram visíveis: árvores derrubadas ou destruídas, telhas quebradas e alagamento em alguns trechos. Que se tem notícia, muitos moradores tiveram móveis e objetos destruídos. A costureira Aparecida Pezenato, vizinha do estádio do Rio Branco, conta que chegou a se esconder no banheiro com medo da chuva. ?A água entrou dentro de casa e molhou móveis e material de trabalho. Foi um susto?.

Já no interior do município, pelo menos foi o que a Prefeitura informou, não houve danos. Entretanto, a Prefeitura colocou os tratores nas ruas nesta segunda pela manhã para limpar a sujeira deixada pela chuva no centro da cidade e em outros bairros.

Instituto prevê primavera com temperaturas acima da média histórica (Fonte Folha Online)

A primavera deste ano, que começou no último dia 23, deverá ter temperaturas acima da média histórica em todo o país, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Na região central (perto de Araraquara), as temperaturas ficarão acima da máxima média, que varia entre 26ºC e 30ºC. Para o norte do Estado (nas proximidades de Ribeirão Preto), o Cptec prevê temperaturas iguais ou superiores à média variável, de 30ºC a 34ºC.

Segundo Hélio Camargo, responsável pelo grupo operacional de previsão climática do Cptec, ainda não é possível afirmar se esta será a primavera mais quente dos últimos anos. "A previsão não é quantitativa, mas qualitativa. Temos temperaturas médias históricas. Por enquanto, dá para dizer que a primavera terá temperaturas acima dessas médias, como já ocorreu em outros anos", explicou.

Em 2005, a primavera teve, segundo dados do Cptec, temperaturas de 1ºC a 2ºC acima das médias históricas.

* Publicada em 25/09/2006

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.