Três meses sem assassinatos em AC

Por Leandro Fidelis

Enquanto Conceição do Castelo continua enlutada pela morte recente de um jovem de 21 anos, Afonso Cláudio passou os três primeiros meses do ano sem assassinatos. É o que diz o delegado João Marcos Genn com base nos últimos inquéritos. Este é o período máximo que o município não viu sangue e violência.

O último homicídio foi em dezembro passado. O delegado garante que, no Espírito Santo, Afonso Cláudio foi o que mais reduziu o índice de crimes. No primeiro semestre de 2006, foram registradas quatro mortes e o ano fechou com um saldo de oito.

Genn avalia que a autoridade policial mais presente nos principais locais de crimes (bares, bailões e bairros periféricos) está intimidando a ação de criminosos, embora considere reduzida a equipe de cinco policiais. “O Poder Judiciário também tem sido fundamental nesta estatística positiva”.

Enquanto alguns policiais civis estão em campo, parte do efetivo cuida dos 82 presos atualmente na Cadeia Pública. Para o delegado, isto tem prejudicado uma melhor atuação em Afonso Cláudio.

Nacional

Nesta terça, os principais jornais do país divulgaram que a população carcerária brasileira aumentou 67,65% no primeiro mandato do presidente Lula, de acordo com o Sistema de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, o Depen.

Em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, o sistema carcerário abrigava 239.345 pessoas, entre homens e mulheres. Em dezembro de 2006, o número era de 401.236. Segundo o diretor do Depen, isso ocorre porque entram mais pessoas do que saem nas prisões.

Por aqui, a construção de um presídio regional já foi assunto em diversas ocasiões e depende de um posicionamento do Estado. O delegado de Afonso Cláudio é um a favor do projeto, também na pauta do recém-criado Conselho Municipal de Segurança de Venda Nova.

* Publicada em 29/03/2007

Confira mais Notícias

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 nas rodovias capixabas e reforça alerta sobre causas de acidentes

PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais durante Operação Corpus Christi 2025 no ES

Suspeito de violência doméstica que descumpriu medida protetiva é preso em Marechal Floriano

PRF prende foragido da Justiça em Viana

Polícia identifica adolescentes suspeitos de danificar placa em Venda Nova do Imigrante

Polícia prende suspeito de envenenar caldo de cana que matou mulher em Domingos Martins

Polícia Civil prende líder de organização criminosa em Venda Nova

Operação ‘Dominó’ prende integrantes de organização criminosa em Afonso Cláudio