FMZ A Rádio
da Família

Um elefante atrai muita gente

* Por Leandro Fidelis

“Meu sonho era ver um elefante de perto. Fiquei uns 20 minutos olhando”, diz Júlia Zanúncio Araújo, de dez anos.

“Fiquei curiosa para saber quantos quilos pesa, quantos anos tem… Vi um filhote uma vez, mas esse é muito maior”, comenta Giovana (10), irmã de Júlia.

Desde que o circo Royter chegou a Venda Nova, todos os dias o alambrado em volta do terreno fica lotado de curiosos, todos querendo ver ou fotografar “Lady”, uma aliá de 26 anos, atração até domingo na cidade.

Com 4,5 toneladas, o animal passa o dia comendo e brincando com o seu domador Maércio Neves, o “China”, 65, enquanto não chega a hora de entrar no picadeiro. Em sua apresentação, “Lady” dança, sobe no banco e faz manha, levando o público ao delírio.

China cuida da aliá há 22 anos, desde que a comprou com um sócio num criadouro do Zoológico de Frankfurt, na Alemanha. Na época, ainda trouxe outro filhote, que morreu devido à saúde frágil. “Lady nasceu no cativeiro e sempre recebeu cuidados. Não fica presa a correntes e mesmo assim nunca agrediu ninguém. É dedicação 24 horas”, garante.

Os cuidados incluem uma alimentação específica, na qual não podem faltar capim e um suplemento com ração concentrada misturada com farelo de milho, a mesma que se dá ao gado. O banho é outra curiosidade. O circo conta com uma lava-rápido exclusivo para o momento, com direito até a xampu. “Lady toma banho todos os dias, mas hoje (ontem) está muito frio”, disse China, de uma família tradicional de trapezistas, carreira que os filhos do domador seguem hoje nos Estados Unidos e na Europa.

De vez em quando, o criador tem problemas com ONGs protetoras dos animais. No entanto, ele se diz ser contra quem maltrata e está aberto para quem quiser ver como cuida de Lady. “Já briguei com colegas circenses que não cuidavam direito dos bichos… Se um dia eu maltratá-la, me prendam!”

Lady é garota-propaganda do Circo Royter. Até desfilou pelas ruas da cidade. Calma, mas não foi andando entre os transeuntes e, sim, num caminhão, chamando a atenção de quem passava.

Confira mais Notícias

Censo

Quase metade da população capixaba vive na Grande Vitória

Semeando Valores

Venda Nova realiza a 3ª Semana da Integridade nesta quinta-feira (7)

Expediente

Prefeitura de Venda Nova com novo horário de funcionamento em dezembro

Educação

Venda Nova divulga edital para vagas remanescentes em creches para 2024

Ambrósio Falquetto morre aos 103 anos em Venda Nova do Imigrante

CNH

Detran-ES alerta: prazo para regularização do exame toxicológico vai até 28 de dezembro

Treinamento

Servidores de Venda Nova participam de treinamento integrado para combate a incêndios

Calor

El Niño: pesquisadores preveem mais calor no Sudeste e Centro-Oeste