FMZ A Rádio
da Família

Um elefante atrai muita gente

* Por Leandro Fidelis

“Meu sonho era ver um elefante de perto. Fiquei uns 20 minutos olhando”, diz Júlia Zanúncio Araújo, de dez anos.

“Fiquei curiosa para saber quantos quilos pesa, quantos anos tem… Vi um filhote uma vez, mas esse é muito maior”, comenta Giovana (10), irmã de Júlia.

Desde que o circo Royter chegou a Venda Nova, todos os dias o alambrado em volta do terreno fica lotado de curiosos, todos querendo ver ou fotografar “Lady”, uma aliá de 26 anos, atração até domingo na cidade.

Com 4,5 toneladas, o animal passa o dia comendo e brincando com o seu domador Maércio Neves, o “China”, 65, enquanto não chega a hora de entrar no picadeiro. Em sua apresentação, “Lady” dança, sobe no banco e faz manha, levando o público ao delírio.

China cuida da aliá há 22 anos, desde que a comprou com um sócio num criadouro do Zoológico de Frankfurt, na Alemanha. Na época, ainda trouxe outro filhote, que morreu devido à saúde frágil. “Lady nasceu no cativeiro e sempre recebeu cuidados. Não fica presa a correntes e mesmo assim nunca agrediu ninguém. É dedicação 24 horas”, garante.

Os cuidados incluem uma alimentação específica, na qual não podem faltar capim e um suplemento com ração concentrada misturada com farelo de milho, a mesma que se dá ao gado. O banho é outra curiosidade. O circo conta com uma lava-rápido exclusivo para o momento, com direito até a xampu. “Lady toma banho todos os dias, mas hoje (ontem) está muito frio”, disse China, de uma família tradicional de trapezistas, carreira que os filhos do domador seguem hoje nos Estados Unidos e na Europa.

De vez em quando, o criador tem problemas com ONGs protetoras dos animais. No entanto, ele se diz ser contra quem maltrata e está aberto para quem quiser ver como cuida de Lady. “Já briguei com colegas circenses que não cuidavam direito dos bichos… Se um dia eu maltratá-la, me prendam!”

Lady é garota-propaganda do Circo Royter. Até desfilou pelas ruas da cidade. Calma, mas não foi andando entre os transeuntes e, sim, num caminhão, chamando a atenção de quem passava.

Confira mais Notícias

Moradores de Venda Nova do Imigrante vão às ruas pelo fim da violência contra a mulher

Conscientização

“Marcha para Elas”: Venda Nova realiza passeata em combate à violência contra a mulher nesta segunda (15)

Emprego

Confira as vagas de emprego em Venda Nova do Imigrante e região

Tempo

Ministério da Saúde alerta para baixas temperaturas no Sul

Cidades

Últimos dias para se inscrever no Concurso de Fotografia de Venda Nova

Venda Nova assina termo de concessão de imóvel para Polo de Segurança Pública

Fenecon 2024 vai agitar Conceição do Castelo e esperar atrair 25 mil pessoas

Dom Luis Fernando celebra rito de dedicação do altar na Igreja de São João de Viçosa