* Por Leandro Fidelis
No bairro Vila da Mata, em Venda Nova, existe um habitat bem diferente. Ali vive Martins Zumach, de 71 anos, pecuarista aposentado e descendente de alemães.
Ao se aposentar há cinco anos, deixou a vida em Itueta, a cidade coberta pelas águas da hidrelétrica, e se mudou para Venda Nova com a esposa Oldina Pieper, de 72.
Para passar o tempo, ele resolveu enfeitar o quintal com o que mais gosta: os animais. Só que todos feitos de cimento. Tem cachorro, tatu, leão e aves de todas as espécies que chamam a atenção de quem passa pela casa número 32 da Rua São Joaquim.
Começou com um painel externo feito de restos de construção e as esculturas vieram depois. A gente aposentado tem que colocar a cabeça para funcionar, senão fica difícil viver. Por isso escolhi passar os anos fazendo o que mais gosto. Vem gente de longe fotografar, explica Zumach.
Nem só de animais de concreto vive o lar do casal. Há também uma mulher-torneira, batizada de Baiana; e um gladiador logo na porta principal, do tamanho de um adulto.
O soldado, conta o aposentado, gerou até especulações sobre qual seria sua crença. Já me chamaram de macumbeiro por causa dele, mas sou católico. Essas pessoas não conhecem a história universal.
O leão, ao lado do boneco, precisou de dois homens para ser carregado. Agora, Seu Martins pretende esculpir dois tigres para colocar um na entrada e outro na garagem.
Vizinha do casal, a dona de casa Jacira Busato se diz admirada com a criatividade de Seu Martins. Ele é muito talentoso. Eu gosto muito da decoração do muro.
Mais que uma fauna em concreto, Martins e a mulher Oldina preservam naquele canto as tradições pomeranas. Receberam o repórter da FMZ com café e brot feito no fogão à lenha e fizeram questão de pronunciar palavras no dialeto. Meu neto de 12 anos está aprendendo, diz orgulhosa Dona Oldina.
* Essa matéria foi sugerida pela ouvinte Débora Perim, de Venda Nova. Você também pode entrar em contato com o Departamento de Jornalismo da Rádio FMZ pelos telefones (28) 3546-3068/9986-8911 ou e-mail leandro@radiofmz.com.br e sugerir uma pauta!
** Veja outras imagens da casa dos Zumach na galeria de fotos deste site!