FMZ A Rádio
da Família

Venda Nova irá receber o maior evento do setor produtivo de madeira do Brasil

 

Acontecerá pela primeira vez no Espírito Santo, de 14 a 16 de setembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão“, em Venda Nova do Imigrante (ES), a Feira “Espírito Madeira – Design de Origem”, que se configura como o maior evento do setor produtivo de madeira do Brasil.

 

Para se credenciar, basta acessar o site www.espiritomadeira.com.br e clicar em “Credenciamento” no menu ou rolar a página até a seção de credenciamento. Lá, o participante vai encontrar todas as informações que precisa sobre o evento, desde a programação até detalhes sobre expositores e palestrantes. (Confira mais abaixo).

 

A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira) e tem o patrocínio da Suzano e da Placas do Brasil.

 

A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a 84 estandes com expositores, sendo 50 selecionados em edital da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

 

O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Para tanto, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários.

O setor em destaque possui grande relevância econômica e promete gerar significativos impactos positivos. O diretor-presidente do Convention Bureau, Valdeir Nunes, destaca que a “Espírito Madeira” é um evento importante para consolidar Venda Nova na recepção de grandes eventos de negócios, girando a economia da cadeia do turismo na baixa temporada. “Além de altamente técnico, envolvendo desde a base do plantio da árvore até a entrega final no design (móveis, artes, entre outros). Vamos receber vários expositores, teremos capacitações, rodada de negócios, entretenimento, gastronomia, cervejarias e atrações culturais. E vale ressaltar que a entrada é franca!”.

 

Diversidade
Englobando diversos nichos do empreendedorismo capixaba, o setor madeireiro e moveleiro abrange desde o cercamento de áreas rurais até a produção de estacas para o cultivo de pimenta-do-reino, além de ter aplicações na construção civil, acabamento de obras, embalagens, estofados, colchões e caixões.

 

O empresário de marcenaria de alto padrão e presidente da Câmara Setorial Moveleira (Sindmadeira/Sindmol e Sindmóveis), Antônio Nicola Brazolino, enfatiza que o público pode esperar um evento bem estruturado, com grandes parceiros e apoiadores. “A Feira tem o propósito de despertar a importância da questão florestal até o alto design. Nossos grandes parceiros e apoiadores geram credibilidade ao evento, que promete ser sucesso”.

 

A escolha de Venda Nova do Imigrante como sede da “Espírito Madeira” justifica-se pela acolhida do município, que representa uma das maiores regiões de reflorestamento comercial plantada do Estado- 12,4% da área total do município- e com atividades madeireiras bastante ativas no Sul do Espírito Santo. “Além da cobertura nativa da Mata Atlântica, nossa região é propícia para floresta comercial, e a Feira é importante para o público conhecer essas técnicas de plantio. Eucalipto e pinus ajudam a preservar mananciais e geram riquezas para a região”, afirma Valdeir Nunes.

 

Para o prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, o projeto da Feira se alinha perfeitamente com a vocação do município para eventos de sucesso e parcerias significativas. “Venda Nova tem referência em eventos, e a Espírito Madeira será mais uma feira de sucesso e parceria. Um evento que vai extrapolar os limites do município e, com certeza, veio para ficar no calendário anual de Venda Nova”.

 

Programação

A programação, ainda em construção, prevê eventos como Rodada de Negócios, Espaço Maker (“Faça Você Mesmo”) com a “Marcenaria Afetiva” numa abordagem minimalista; Olimpíadas da Madeira, conexões setoriais, linhas de crédito e produtos financeiros, máquinas e ferramentas, modelagem de novos negócios, exposições da fábrica de pios de Cachoeiro de Itapemirim e arcos de violino de pau-brasil de Aracruz, além de palestras com 27 conteudistas e shows de entretenimento.

 

A diretora executiva da Espírito Madeira, Paula Maciel, ressalta que o evento celebra a cadeia de madeira e móveis, reunindo atores desde o universo florestal até o alto design, valorizando a alma da madeira e o aconchego que ela traz, remetendo às recordações da infância e tradições familiares. “O evento passará por todos os segmentos industriais e comerciais da madeira e resgatar o que é a alma da madeira, o aconchego que ela traz, aquelas recordações de infância da casa da avó onde tinha aquele grande móvel da sala, trazendo isso para o nosso dia a dia”.

 

A “Espírito Madeira – Design de Origem” promete ser um evento marcante e transformador para o setor produtivo de madeira do Espírito Santo. A programação diversificada e conceito de “Design de Origem” demonstram o compromisso em promover o desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade no uso da madeira.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa "Espírito Madeira- Design de Origem".

 

Confira mais Notícias

Educação

Venda Nova divulga edital para vagas remanescentes em creches para 2024

Ambrósio Falquetto morre aos 103 anos em Venda Nova do Imigrante

CNH

Detran-ES alerta: prazo para regularização do exame toxicológico vai até 28 de dezembro

Treinamento

Servidores de Venda Nova participam de treinamento integrado para combate a incêndios

Calor

El Niño: pesquisadores preveem mais calor no Sudeste e Centro-Oeste

Ação Social

Venda Nova promove campanha de combate à violência contra a mulher

Loteria

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 9 milhões

Infantil

Venda Nova publica edital para preenchimento de vagas nas creches municipais