Diante do registro de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (vírus H5N1, gripe aviária) em aves silvestres e aves de subsistência no Espírito Santo, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante informa e orienta todos os responsáveis por criações de aves ao ar livre quanto ao cumprimento de medidas preventivas.
As aves devem ser mantidas em abrigo, no local de acesso a ração, ou seja, em ambientes devidamente protegidos de eventual contato com aves silvestres. A doença se manifesta com sinais leves ou severos que vão de tosse, espirro, dificuldade de locomoção, torcicolo, desorientação, morte, além de queda na postura e produção de ovos deformados, com casca fina ou sem pigmentação.
Na tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante se reuniu com autoridade do IDAF para efetivação de ações preventivas de segurança no Município. Estavam presentes o prefeito municipal Paulinho Mineti, o Gerente do Escritório local do IDAF de Castelo, Tiago Nakano, o secretário de Agricultura Ivanildo Almeida, a secretária de Saúde, Camila Zandonadi, o secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Wellington Bleidorn, a secretária Municipal de Meio Ambiente Sabrina Zandonade, a procuradora municipal Juliana Foletto e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Gleidson Eustáquio.
Conforme a Portaria nº 572, de 29 de março de 2023, do Ministério da Agricultura e Pecuária:
Fica suspensa a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves;
Fica suspensa a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados Aplicando-se a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.
Outras dicas importantes:
Lavar as mãos com água e sabão ao manipular as aves;
Evitar que as aves de produção tenham contato com aves silvestres ou outros animais, pois esses podem veicular doenças;
É importante destacar que deve ser evitado qualquer contato direto com aves caídas, mortas ou não, domésticas, silvestres para evitar o contato com a doença. O cidadão que encontrar aves nestas situações devem entrar em contato com o IDAF ou com a Secretaria Municipal de Agricultura.
Os contatos para notificação em Venda Nova do Imigrante são:
IDAF
Telefone: (28) 3546-2268
E-mail: pavnimigrante@idaf.es.gov.br
Secretaria Municipal de Agricultura
Telefone: (28) 3546-5232
WhatsApp: (28) 99916-9816
E-mail: inspecao@vendanova.com.br
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Telefone: (28) 3546-3662
E-mail: meioambiente@vendanova.es.gov.br
Com informações Prefeitura Venda Nova.