A temporada de peças teatrais continua em Venda Nova do Imigrante. Nos próximos dias 4 e 5 de junho, às 20h, estará em cartaz na Amena- Casa da Cultura a comédia A Incrível Peleja de Zefa e a Morte, da Companhia Arautos, de Castelo, Sul do Estado. O ingresso custa R$ 10,00.
Baseada na literatura de cordel nordestina, a peça conta a história de uma nordestina (Zefa) extremamente alegre e motivada pelo simples prazer de viver. Certo dia ela recebe a visita de Jesus Cristo, avisando-a que chegou a hora de sua morte.
Com muita esperteza e presença de espírito, Zefa convence Jesus a lhe conceder mais 30 anos de vida. Porém, passado esse tempo, quando os mensageiros de Jesus vêm buscá-la, inicia-se a verdadeira peleja de Zefa para continuar na Terra. Zefa vai descartando um a um os mensageiros, criando inúmeros subterfúgios para não deixar esse mundo, irritando sobremaneira os emissários divinos, até que a própria morte em pessoa vem buscá-la, e aí a comédia chega ao seu ápice.
A passagem de tempo é marcada por contos do folclore nordestino, dando ao espetáculo a agilidade e alegria tão peculiares aos contos populares. Apesar de o tema central tratar-se do fenômeno que amedronta a maior parte da humanidade pelo caráter misterioso, e que a princípio pode ser encarado como mórbido e denso, a montagem trata do assunto de forma extremamente lúdica, divertida e leve. A exuberância da personagem acaba por traduzir a certeza intrínseca de todo ser humano, que a morte nada mais é que transformação/mudança de estado, e, portanto, fenômeno que deve ser considerado natural.
Não há, contudo, qualquer apelo religioso, ainda que as figuras religiosas sejam retratadas conforme o imaginário popular. O maior apelo é o folclórico, e por esse motivo o espetáculo tem enorme apelo popular, já que a interatividade com a platéia acontece incessantemente.
Histórico
A Companhia de Teatro Arautos é composta em sua totalidade por artistas castelenses. Foi criada pela iniciativa do diretor Wellington Lugon e sua esposa, a atriz Silvia Côgo, no início de 2006. Wellington é formado em Artes Cênicas pela Unirio- Universidade do Rio de Janeiro, com licenciatura plena em Educação Artística e História da Arte. Aproveitando-se da experiência de mais de 20 anos no teatro, com diversas premiações em nível nacional, Wellington e Silvia sentiram a necessidade de retornarem às raízes e enaltecer o trabalho de outros artistas castelenses. Assim, juntaram-se à companhia Saulo Marvila e Kylzia Tassinari.
O primeiro trabalho da Cia. Arautos, a comédia A Incrível Peleja de Zefa e a Morte, recebeu diversos prêmios, entre eles o do 8º Festival de Teatro Nacional de Guaçuí, em 2007, com Melhor Figurino, Melhor Atriz (Silvia Côgo), Melhor Ator (Wagner Billó) e Melhor Atriz Coadjuvante (Gabrielle Andreão); o do 3º Festival de Teatro de Afonso Cláudio, Melhor Atriz (Silvia Côgo) e Melhor Direção (Wellington Lugon).
Em janeiro de 2008, a companhia representou o Brasil no 22º Entepola em Santiago (Chile), considerado o maior festival de teatro do mundo.
A Arautos) também possui em seu repertório a comédia nordestina A Farra de Benedito na Terra de João Redondo e o infantil As Mandioquinhas Encantadas em cartaz atualmente. A companhia possui um espaço cultural, localizado no Centro de Castelo, onde são ministradas aulas de teatro para crianças, adolescentes e adultos.
Serviço:
Peça A Incrível Peleja de Zefa e a Morte
Teatro da Amena- Casa da Cultura de Venda Nova
Dias 4 (sábado) e 5 (domingo) de junho, às 20h
Ingresso: R$ 10,00
* Mais informações: (28) 3546-1425