‘A Incrível Peleja de Zefa e a Morte’ em cartaz na Casa da Cultura

A temporada de peças teatrais continua em Venda Nova do Imigrante. Nos próximos dias 4 e 5 de junho, às 20h, estará em cartaz na Amena- Casa da Cultura a comédia “A Incrível Peleja de Zefa e a Morte”, da Companhia Arautos, de Castelo, Sul do Estado. O ingresso custa R$ 10,00.

Baseada na literatura de cordel nordestina, a peça conta a história de uma nordestina (Zefa) extremamente alegre e motivada pelo simples prazer de viver. Certo dia ela recebe a visita de Jesus Cristo, avisando-a que chegou a hora de sua morte.

Com muita esperteza e presença de espírito, Zefa convence Jesus a lhe conceder mais 30 anos de vida. Porém, passado esse tempo, quando os mensageiros de Jesus vêm buscá-la, inicia-se a verdadeira “peleja” de Zefa para continuar na Terra. Zefa vai descartando um a um os mensageiros, criando inúmeros subterfúgios para não deixar esse mundo, irritando sobremaneira os emissários divinos, até que a própria morte em pessoa vem buscá-la, e aí a comédia chega ao seu ápice.

A passagem de tempo é marcada por contos do folclore nordestino, dando ao espetáculo a agilidade e alegria tão peculiares aos contos populares. Apesar de o tema central tratar-se do fenômeno que amedronta a maior parte da humanidade pelo caráter misterioso, e que a princípio pode ser encarado como mórbido e denso, a montagem trata do assunto de forma extremamente lúdica, divertida e leve. A exuberância da personagem acaba por traduzir a certeza intrínseca de todo ser humano, que a morte nada mais é que transformação/mudança de estado, e, portanto, fenômeno que deve ser considerado natural.

Não há, contudo, qualquer apelo religioso, ainda que as figuras religiosas sejam retratadas conforme o imaginário popular. O maior apelo é o folclórico, e por esse motivo o espetáculo tem enorme apelo popular, já que a interatividade com a platéia acontece incessantemente.

Histórico

A Companhia de Teatro Arautos é composta em sua totalidade por artistas castelenses. Foi criada pela iniciativa do diretor Wellington Lugon e sua esposa, a atriz Silvia Côgo, no início de 2006. Wellington é formado em Artes Cênicas pela Unirio- Universidade do Rio de Janeiro, com licenciatura plena em Educação Artística e História da Arte. Aproveitando-se da experiência de mais de 20 anos no teatro, com diversas premiações em nível nacional, Wellington e Silvia sentiram a necessidade de retornarem às raízes e enaltecer o trabalho de outros artistas castelenses. Assim, juntaram-se à companhia Saulo Marvila e Kylzia Tassinari.

O primeiro trabalho da Cia. Arautos, a comédia “A Incrível Peleja de Zefa e a Morte”, recebeu diversos prêmios, entre eles o do 8º Festival de Teatro Nacional de Guaçuí, em 2007, com Melhor Figurino, Melhor Atriz (Silvia Côgo), Melhor Ator (Wagner Billó) e Melhor Atriz Coadjuvante (Gabrielle Andreão); o do 3º Festival de Teatro de Afonso Cláudio, Melhor Atriz (Silvia Côgo) e Melhor Direção (Wellington Lugon).

Em janeiro de 2008, a companhia representou o Brasil no 22º Entepola em Santiago (Chile), considerado o maior festival de teatro do mundo.

A “Arautos) também possui em seu repertório a comédia nordestina “ A Farra de Benedito na Terra de João Redondo” e o infantil “As Mandioquinhas Encantadas” em cartaz atualmente. A companhia possui um espaço cultural, localizado no Centro de Castelo, onde são ministradas aulas de teatro para crianças, adolescentes e adultos.

Serviço:

Peça “A Incrível Peleja de Zefa e a Morte”

Teatro da Amena- Casa da Cultura de Venda Nova

Dias 4 (sábado) e 5 (domingo) de junho, às 20h

Ingresso: R$ 10,00

* Mais informações: (28) 3546-1425

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante recebe o espetáculo teatral “Cadê Mafalda?”

Confira a programação da 23ª Festa do Socol de Venda Nova do Imigrante

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante

Concerto em Venda Nova une piano e canto de músicas de compositores capixabas

Cultura

Festa da Uva do Vinho: 59ª edição acontece em São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves