Muitos produtores não têm idéia do que é fazer uma invasão dentro de um córrego e querem mudar os leitos danificando áreas que são de preservação natural. Por isso, estamos nos capacitando para levar mais informações para o campo e proteger o meio ambiente. Essa é a afirmação do técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) de Iconha, Lucas Cremonini, na abertura do segundo curso de Boas Práticas Ambientais no Uso de Máquinas e Implementos.
O evento, que acontece esta quinta-feira (21), tem como objetivo capacitar técnicos quanto às legislações, decretos, instruções e informações para as boas práticas ambientais no uso de máquinas e implementos agrícolas. O curso é destinado aos municípios que receberam máquinas e implementos cedidos pelo Governo do Estado dentro do Programa Estadual de Convivência com a Seca e assinaram o termo de ajuste de conduta para a gestão de recursos hídricos nas micro-bacias do Espírito Santo.
A Secretaria de Estado da Agricultura já disponibilizou cerca de 122 máquinas e equipamentos para fortalecer a infraestrutura de diversos municípios, como a construção de barragens, retirada de saibros, adequação e recuperação de estradas. E esse curso vai servir para que os operadores utilizem as máquinas com uma boa prática ambiental, apontou o subsecretário da Agricultura, Gilmar Dadalto.
Uma das cláusulas do termo de ajuste de conduta assinados pelos prefeitos é a capacitação dos técnicos dos municípios e dos operadores das máquinas para que eles tivessem conhecimento dessa legislação ambiental e dos cuidados e boas práticas para com o meio ambiente, afirmou Ricardo Valori, coordenador de Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Ao todo participam do evento 48 profissionais de 16 municípios, são eles: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Vargem Alta e Viana.
Os próximos cursos, que têm duração de três dias e com carga horária de 24 horas, ocorrerão nos municípios de Alegre e São Mateus. Neles também serão desenvolvidas aulas teóricas e práticas.
O curso é promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPES), o Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).