Toda vez que a Companhia Baiana de Risos passa por Venda Nova, a alegria é certa. E para quem ainda não deu boas risadas com o grupo teatral, a oportunidade será neste fim de semana. Nos dias 24, 25 e 26 deste mês, será apresentada, na Amena- Casa da Cultura, a comédia Escola pra Machos.
Escolas pra Machos é uma comédia de comportamento. Homem simples, Leopoldo (Vini Cardoso) resolve aprender como se comportar com as mulheres e ensinar esta ciência improvável à plateia. Ambientada em um pet shop, é uma hilariante narrativa solo na qual a personagem central busca estabelecer uma metodologia comportamental definitiva, para o homem relacionar-se com a mulher, proporcionando, aos dois, uma relação mais satisfatória.
Os personagens são conduzidos por Leopoldo e revelam seus inusitados romantismos, queixas, necessidades e expectativas nos relacionamentos. Assim, estabelece-se um estudo nas atitudes encenadas entre situações machistas e sobre até onde iria a já notória sensibilidade feminina.
Nesta montagem, Alberto Damit, diretor baiano especialista em comédia contemporânea, nesta montagem cria com maestria um universo nonsense, animalizando o homem e humanizando os animais. É a arte destilada, a serviço da força do riso.
O personagem central trabalha numa loja de animais de estimação. Sua dificuldade em se relacionar com as mulheres acaba criando uma relação singular com os animais. O resultado é uma divertida comédia que traduz ações irracionais em risos.
Vini Cardoso– o ator
Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro, sempre buscou uma formação diversificada e com qualidade. Além da formação regular, participou de cursos diversos, destacando-se o de Improvisação do Teatro Tablado (RJ), com direção de Maria Clara Machado, O Jogo em Cena, com o professor Thierry Tremouroux(Bélgica), e Interpretação Teatral, do Senac (RJ). Atuou em diversos espetáculos e, no cima, fez o curta-metragem A Dama da Noite. Atualmente faz parte da equipe de direção do Teatro Municipal João Caetano, em Itaboraí, de grande importância histórica.
Alberto Damit– o diretor
Alberto Damit fez a escola de teatro da Universidade Federal da Bahia- UFBA e foi criador do primeiro grupo de teatro de sua cidade, Dias DAvila (BA). Durante o período que morou no Rio, trabalhou no musical O cortiço, dirigido por Sérgio Brito, participou ao lado de Fernanda Montenegro do Filme Chão de Estrelas de Marco Faustini, e dos filmes Cólera de Abutre, e O Rapto da Manteiga de Garrafa. Como cineasta dirigiu o média-metragem Mamãe foi pro Espaço, O que temos pra dizer e os curtas Minha terra tem palmeira, zueira e baile funk e É Niuma. Dirigiu as peças Eu sou Romeu, A velha na Janela, Falem mal, mas falem de Sergio e o stand up Sequelados Na Rede Globo fez O Rei do Gado, Torre de Babel, Zorra total, O Clone, Sob Nova Direção, A Lua me Disse, A Favorita e Caras & Bocas. Atualmente, dirige a Companhia Baiana de Risos.
Ficha técnica
Argumentos
Alberto Damit e Vini Cardoso
direção
Alberto Damit
Interpretação
Vini Cardoso
Participação
Edgard Pereira
Figurinos
Marcos Antonio Lucas
Cenário
Marcos Magno
Fotografia
Vitor Mota
Assessoria de imprensa
Vanessa Nonato
Programação Visual
Charles Siqueira
Produção Executiva
Leticia Sossai
Direção de Produção
Alberto Damit
Serviço:
Comédia teatral Escola pra Macho
Local: Amena- Casa da Cultura de Venda Nova
Dias 24 (sexta), 25 (sábado) e 26 (domingo), às 20h30
Ingressos: R$ 10,00 (antecipado e estudante) e R$ 20,00 (na hora)
Informações: (28) 9905-7050 ou 3546-1425
Pontos de venda: Padaria Líder e Casa da Cultura.
* Censura: 12 anos