Leandro Fidelis
Está confirmada para maio de 2009 a assinatura do convênio entre cidades irmãs que Venda Nova firmará com Cappela Maggiore, região italiana do Veneto. O pacto vai favorecer intercâmbios e projetos sociais locais. O Gemellaggio, como é conhecida em italiano esta parceria, já acontece em outras cidades capixabas e em vários países do mundo.
Há cerca de 15 dias, a prefeita de Cappella, Mariarosa Barezze, e José Valdemar Pin, secretário geral da ONG Movimento pela Educação Promocional do Espírito Santo- Mepes, marcaram a data naquele país. Este último estava em missão na Itália desde o início do mês e aproveitou para estreitar os laços entre as duas cidades.
De acordo com Pin, que esteve em Venda Nova no último fim de semana para o 1º Seminário de Desenvolvimento do Agroturismo na Região de Montanhas Capixabas (leia mais abaixo) uma lei italiana prevê que 10% do Orçamento das regiões sejam investidos em projetos voltados para descendentes em todo o mundo. A partir da vinda da comitiva de Cappella Maggiore, temos tudo para deslanchar com outros projetos de cooperação mútua com a Itália, destacou.
Com cerca de 5.000 habitantes- quase 15 mil a menos que Venda Nova- Cappela Maggiore fica na Província de Treviso, de onde saíram milhares de imigrantes colonizadores de Venda Nova por volta de 1890. São de lá, por exemplo, as famílias: Cola, Vazzoler, Breda, Bolzan, Grillo, Lorenzon, Denadai, Dalvi, Camata, Canal, Camporês e Carnielli.
– Leia o que já foi publicado aqui
Seminário
O 1º Seminário de Desenvolvimento do Agroturismo começou sexta e foi até domingo no Fórum de Venda Nova com a participação de empreendedores turísticos, secretários e agentes de toda a região. Nos três dias, houve debates e lançamentos de circuitos turísticos e foi anunciada a próxima edição em 2010 em Castelo.
O encerramento foi marcado pela entrega dos certificados aos dez jovens participantes do Projeto Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, que fizeram viagem de intercâmbio à Itália em outubro numa promoção do Veneto Agricultura. Os consultores da entidade Silvano Possagnolo e Gabriele Meneghetti vieram da Itália para a ocasião.
– Leia em breve uma entrevista com Flavio Calcanhoto e sua experiência de sucesso no Rio Grande do Sul com o Projeto do Selo de Qualidade para o Turismo Rural. Veja também imagens do seminário na Galeria de Fotos deste site!