Venda Nova do Imigrante já tem data marcada para acelerar forte em 2026. De 29 a 31 de maio, o município recebe o 10º Polenta Off Road e a 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas, uma realização do Trail Clube Mata Atlântica (TCMA) e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB). O evento reafirma sua posição como o maior encontro multiesportivo off-road do Espírito Santo, reunindo centenas de competidores de todo o Brasil e transformando as Montanhas Capixabas em vitrine nacional do turismo de aventura.
Ao todo, são cerca de 600 quilômetros de trilhas e percursos distribuídos entre Big Trail e UTV (modalidades turísticas de passeio), motociclismo de regularidade com a famosa etapa nacional “Enduro da Polenta”, Enduro, Trail Run, Corrida Noturna e Mountain Bike. A proposta é aliar desafio técnico, contemplação das belezas naturais e fortalecimento do turismo esportivo.
Nesta edição, o evento amplia ainda mais o protagonismo ao sediar o Enduro e o Trail Run como etapas válidas pelo Campeonato Brasileiro, elevando o nível técnico das disputas e atraindo atletas de elite. A organização também prepara novidades que serão anunciadas nas próximas semanas, incluindo premiações especiais e ajustes estratégicos de percurso para tornar a experiência ainda mais desafiadora e segura.
O Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, seguirá como ponto de largada de todas as modalidades e coração da programação, mesmo em período de obras de reforma dos galpões. A organização já estruturou um planejamento logístico para manter o padrão de atendimento a competidores e ao público, que também participa da programação cultural com shows, praça de alimentação e a Feira da Aventura.
Em paralelo, estão em negociação o pré-teste do Enduro e a concentração do UTV na Fazenda Pindobas, fortalecendo o Polo de Turismo de Experiências apoiado pelo Sebrae e ampliando a integração entre esporte e turismo.
O presidente do TCMA, Vinycios Zavarize, destaca o compromisso da equipe em entregar uma experiência completa e memorável para atletas e público. “Estamos trabalhando para realizar um evento de qualidade, com boas trilhas e organização sólida para os mais de mil participantes, além de proporcionar um momento agradável no Polentão, com muita música boa, comidas e bebidas. Neste ano, o evento contará com três modalidades do Campeonato Brasileiro, um marco importante para a nossa história”. As inscrições serão abertas no dia 1º de abril, no site oficial www.polentaoffroad.com.br.
Serviço:
10º Polenta Off Road e 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas
Quando: De 29 a 31 de maio, em Venda Nova do Imigrante (ES)
**Inscrições a partir de 1º de abril em www.polentaoffroad.com.br
*Siga @polentaoffroad no Instagram para mais informações