FMZ A Rádio
da Família

117 mil capixabas ainda não declararam Imposto de Renda

O contribuinte tem até a próxima quarta-feira (30) para prestar contas com o Leão e, como todos os anos, muitas pessoas deixaram para declarar o Imposto de Renda nestes últimos dias. O castigo para quem procura a Receita Federal próximo final do prazo é enfrentar muita fila. A movimentação no prédio do Ministério da Fazenda em Vitória, na Avenida Beira Mar, foi intensa nesta segunda-feira (28) e a espera pelo atendimento chegou a quase duas horas.

O contribuinte Ricardo Thebaldi era uma das pessoas insatisfeitas com o tempo de espera, mas ressaltou que as filas acontecem o ano todo na Receita Federal, não só em tempos de declaração do imposto. “O problema todo aqui é a espera. Você vem aqui e fica duas horas à mercê da Receita para ser atendido”, reclamou.

Contadores fazem serão

Os profissionais de contabilidade também estão trabalhando sem parar para atender o contribuinte. É o caso do contabilista Ruy Xavier, proprietário de um escritório de contabilidade, em Cariacica. A empresa tem 12 funcionários, que nas últimas semanas fizeram um total de 400 declarações e por isso deixam o trabalho só depois das 22 horas, tamanha a procura. “A procura nesses últimos dias está muito intensa, principalmente daquelas pessoas que deixam para última hora”, comentou Xavier.

Ainda segundo o contabilista, as pessoas que procuram o escritório precisam voltar pelo menos duas vezes para levar todos os documentos. “Sempre falta alguma coisa, principalmente porque esse ano a Receita Federal está pedindo além do recibo da declaração do ano anterior, o CPF de todos os dependentes acima de 18 anos, o que às vezes tem dificultado o trabalho do contabilista”, explicou.

117 mil capixabas ainda não declararam

Números divulgados nesta segunda-feira(28) pela Receita Federal apontam que 308 mil contribuintes no Estado já entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2008. De acordo com a delegada da Receita Federal no Espírito Santo, Laura Gadelha, são esperadas ao todo 425 mil declarações até a próxima quarta.

Devem fazer a declaração os contribuintes que tiveram, no ano passado, rendimentos superiores a R$ 15.764,28. A multa para quem não fizer a declaração é de, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, 20% do valor do imposto devido.

* Fonte: Gazeta Online

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´