FMZ A Rádio
da Família

117 mil capixabas ainda não declararam Imposto de Renda

O contribuinte tem até a próxima quarta-feira (30) para prestar contas com o Leão e, como todos os anos, muitas pessoas deixaram para declarar o Imposto de Renda nestes últimos dias. O castigo para quem procura a Receita Federal próximo final do prazo é enfrentar muita fila. A movimentação no prédio do Ministério da Fazenda em Vitória, na Avenida Beira Mar, foi intensa nesta segunda-feira (28) e a espera pelo atendimento chegou a quase duas horas.

O contribuinte Ricardo Thebaldi era uma das pessoas insatisfeitas com o tempo de espera, mas ressaltou que as filas acontecem o ano todo na Receita Federal, não só em tempos de declaração do imposto. “O problema todo aqui é a espera. Você vem aqui e fica duas horas à mercê da Receita para ser atendido”, reclamou.

Contadores fazem serão

Os profissionais de contabilidade também estão trabalhando sem parar para atender o contribuinte. É o caso do contabilista Ruy Xavier, proprietário de um escritório de contabilidade, em Cariacica. A empresa tem 12 funcionários, que nas últimas semanas fizeram um total de 400 declarações e por isso deixam o trabalho só depois das 22 horas, tamanha a procura. “A procura nesses últimos dias está muito intensa, principalmente daquelas pessoas que deixam para última hora”, comentou Xavier.

Ainda segundo o contabilista, as pessoas que procuram o escritório precisam voltar pelo menos duas vezes para levar todos os documentos. “Sempre falta alguma coisa, principalmente porque esse ano a Receita Federal está pedindo além do recibo da declaração do ano anterior, o CPF de todos os dependentes acima de 18 anos, o que às vezes tem dificultado o trabalho do contabilista”, explicou.

117 mil capixabas ainda não declararam

Números divulgados nesta segunda-feira(28) pela Receita Federal apontam que 308 mil contribuintes no Estado já entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2008. De acordo com a delegada da Receita Federal no Espírito Santo, Laura Gadelha, são esperadas ao todo 425 mil declarações até a próxima quarta.

Devem fazer a declaração os contribuintes que tiveram, no ano passado, rendimentos superiores a R$ 15.764,28. A multa para quem não fizer a declaração é de, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, 20% do valor do imposto devido.

* Fonte: Gazeta Online

Confira mais Notícias

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro