15 mil podem perder emprego por causa da gripe aviária

Ganhou as páginas da imprensa da capital: Representantes dos avicultores capixabas reúnem-se hoje com o secretário estadual de Agricultura, César Colnago, para discutir as exigências do Plano de Prevenção da Influenza (gripe aviária), adotadas pelo Ministério da Agricultura. Os avicultores se dizem prejudicados e querem um prazo maior para atender às mudanças no transporte de aves vivas.

Segundo o presidente da Associação dos Avicultores do Espírito Santo- Aves, Antônio Venturim, se não houver um prazo- de três anos pelo menos- para que o setor possa se adaptar às exigências, cerca de 100 produtores terão que encerrar suas atividades, e poderá haver a redução de 15 mil empregos diretos e indiretos. Uma fonte da Rádio FMZ que participou da reunião confirmou esta informação.

De acordo com determinações do Ministério da Agricultura e com a portaria da Seag, a comercialização de aves vivas para outros Estados só pode ser feita para abatedouros que tenham o selo de inspeção federal ou estadual. Hoje, os avicultores capixabas vendem 60% da produção dos frangos para outros Estados, que são transportados vivos.

Outro problema, apurou a reportagem, é o abate de aves de postura, que são descartadas pelas granjas quando a produção de ovos é reduzida. Hoje essas aves, mais de 100 mil por semana, são comercializadas vivas, principalmente nas feiras livres. A legislação determina o abate em frigoríficos.

O presidente do Idaf, Paulo Sérgio de Azevedo, disse que as medidas estão em discussão desde 2001. Numa reunião marcada para às 14h, o secretário Colnago poderá tomar decisão com respeito ao trânsito de aves dentro do Estado.

Para outros Estados, entretanto, a lei é federal e a Seag não terá como fazer mudanças. Quanto à ampliação do prazo para o cumprimento das exigências, a decisão vai ser tomada pelo secretário.

A solução mais difícil parece ser para o abate das aves de postura, porque não existem frigoríficos específicos para atender a esta demanda.

Confira a cobertura completa na próxima edição do Jornal “O Noticiário”- O Jornal das Montanhas Capixabas.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)