FMZ A Rádio
da Família

15 mil podem perder emprego por causa da gripe aviária

Ganhou as páginas da imprensa da capital: Representantes dos avicultores capixabas reúnem-se hoje com o secretário estadual de Agricultura, César Colnago, para discutir as exigências do Plano de Prevenção da Influenza (gripe aviária), adotadas pelo Ministério da Agricultura. Os avicultores se dizem prejudicados e querem um prazo maior para atender às mudanças no transporte de aves vivas.

Segundo o presidente da Associação dos Avicultores do Espírito Santo- Aves, Antônio Venturim, se não houver um prazo- de três anos pelo menos- para que o setor possa se adaptar às exigências, cerca de 100 produtores terão que encerrar suas atividades, e poderá haver a redução de 15 mil empregos diretos e indiretos. Uma fonte da Rádio FMZ que participou da reunião confirmou esta informação.

De acordo com determinações do Ministério da Agricultura e com a portaria da Seag, a comercialização de aves vivas para outros Estados só pode ser feita para abatedouros que tenham o selo de inspeção federal ou estadual. Hoje, os avicultores capixabas vendem 60% da produção dos frangos para outros Estados, que são transportados vivos.

Outro problema, apurou a reportagem, é o abate de aves de postura, que são descartadas pelas granjas quando a produção de ovos é reduzida. Hoje essas aves, mais de 100 mil por semana, são comercializadas vivas, principalmente nas feiras livres. A legislação determina o abate em frigoríficos.

O presidente do Idaf, Paulo Sérgio de Azevedo, disse que as medidas estão em discussão desde 2001. Numa reunião marcada para às 14h, o secretário Colnago poderá tomar decisão com respeito ao trânsito de aves dentro do Estado.

Para outros Estados, entretanto, a lei é federal e a Seag não terá como fazer mudanças. Quanto à ampliação do prazo para o cumprimento das exigências, a decisão vai ser tomada pelo secretário.

A solução mais difícil parece ser para o abate das aves de postura, porque não existem frigoríficos específicos para atender a esta demanda.

Confira a cobertura completa na próxima edição do Jornal “O Noticiário”- O Jornal das Montanhas Capixabas.

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova