Em sua 15ª edição, a Feira Nacional do Turismo Rural, a Ruraltur, está sendo realizada em Venda Nova do Imigrante nesta semana. Gastronomia, artesanato e cultura de várias localidades do país marcam o evento. A Feira começou na última quarta-feira (20) e vai até o domingo (24), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), com uma extensa programação: seminário, visitas técnicas, aulas shows, feira de negócios e diversas atrações culturais, entre elas o tombo da polenta, que será realizado especialmente para a ocasião.
Para o prefeito Paulinho Mineti sediar a Ruraltur mostra o reconhecimento do trabalho feito no turismo de Venda Nova do Imigrante, principalmente pelos empreendedores ligados ao setor. “Nosso município está sedinado um evento que envolve representantes do turismo de várias partes do Brasil. Temos a chance de mostrar o que fazemos aqui para todas essas pessoas de fora. Nossa expectativa é trazer mais visibilidade para o agroturismo e para Venda Nova do Imigrante de forma geral e também para o Espírito Santo todo, já que várias regiões turísticas capixabas estarão representadas na feira”, disse.
Considerada a maior do país, essa será a primeira vez que a Ruraltur é realizada fora da região Nordeste do Brasil. Expedição Tropeira (Afonso Claudio), bolero de Ravel ao pôr do sol (Paraíba), folia de reis (Afonso Claudio), tombo da polenta (Venda Nova do Imigrante), grupos de danças, orquestras, peças teatrais, grupos folclóricos são algumas atrações culturais do evento. Veja a programação completa abaixo.
Além disso, a Feira está oportunizando aos participantes ampliar o conhecimento técnico sobre as tendências e inovações para o turismo no meio rural através do seminário, que acontece na parte da manhã, no auditório do Ifes, e das visitas técnicas às propriedades rurais da região que serão seguidas de almoço em restaurantes locais. As inscrições para o seminário e para as visitas técnicas podem ser realizadas no site oficial do evento: https://ruraltur.montanhascapixabas.org.br/como-participar/
A feira conta com cerca de 70 estandes do Espírito Santo e de outros estados como Paraíba, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, e Rio de Janeiro. Segundo o secretário municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Marco Antônio Grillo, Venda Nova está um espaço de destaque onde são oferecidos diversos produtos do agroturismo e artesanato locais, além de informações sobre os atrativos turísticos e culturais do município.
A entrada da Feira é gratuita e a visitação aos estandes poderá ser feita nos dias 21 e 22, das 16 às 22 horas, no dia 23, de 14h às 22 horas, e no dia 24, das 10h às 16 horas. A abertura oficial do evento ocorreu na quinta-feira (21), reunindo autoridades e uma público considerável. O tombo da polenta será no sábado (23), às 21 horas acompanhado de cantarola italiana.
A organização da Ruraltur é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e Agrotures, com correalização da Secretaria de Turismo do Estado, do Sebrae/ES e da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.
Com informações da Prefeitura de Venda Nova.