16º Festival Internacional de Inverno começa quinta-feira em Domingos Martins

A cidade de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo realiza, a partir desta quinta-feira (23) até o dia 2 de agosto, o 16º Festival Internacional de Inverno. São 11 dias de música que modificam a rotina do lugar, que fica a apenas 42 quilômetros da Capital do Estado, Vitória. Para este ano, a organização do evento espera um público de 50 mil pessoas. O Festival é realizado pela Prefeitura do município e tem o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Considerado um dos mais importantes eventos do gênero no Estado, o Festival reúne grandes mestres da música erudita e popular. Tem como propósito maior o ensinamento musical em sua amplitude por meio de oficinas instrumentais e pedagógicas. Estudantes de música de todo o Espírito Santo e também de outros estados desembarcam na cidade em busca de aperfeiçoamento com grandes mestres da música erudita e popular brasileira.

Neste ano são oferecidas 27 oficinas instrumentais e pedagógicas. Cerca de 250 alunos participarão dos cursos e entre os mais procurados estão Canto Erudito, Canto Popular, Saxofone, Trompete, Violão Popular, Choro e Prática de Banda Sinfônica. Na quinta-feira (23) começa o credenciamento dos alunos.

Professores que atuam em conservatórios e escolas de música do país ministram as oficinas. Muitos deles possuem experiência internacional com aperfeiçoamento em escolas do exterior e participação em concertos pela Europa.

Paralelamente aos cursos é desenvolvida uma extensa programação musical. Serão 50 atrações gratuitas com concertos e show locais e nacionais. O concerto de abertura acontece no dia seguinte com a Banda da Polícia Militar do Espírito Santo e dá o pontapé inicial para a maratona musical que mescla atrações eruditas e populares.

Conhecidos nomes da música popular brasileira passarão pelo Festival. No sábado (25) sobe ao palco principal do evento o cantor e compositor mineiro Beto Guedes. Na sexta-feira (31) é a vez do violonista carioca Mauricio Carrilho acompanhado pelo Quinteto Carioca. No sábado (01), quem dá o tom é o também cantor e compositor mineiro Zé Geraldo.

Os recitais e concertos prometem chamar a atenção do público pela variedade de estilos e instrumentos e pela qualidade da sonoridade musical. São todos realizados na centenária Igreja Luterana. O Quarteto de Violões da Fames abrirá a programação deste espaço, que durante os onze dias receberá coros e concertos de professores das oficinas.

E por falar em atuação de professores, as “canjas” dadas por eles são atrações à parte. Tanto nos concertos realizados na igreja, quanto nas apresentações no coreto da praça, elas oferecem ao grande público a oportunidade de ver de perto as habilidades e versatilidade do corpo docente do Festival.

Os alunos também não ficam de fora. Ao final do evento, é formada Orquestra, Coro e Banda Sinfônica do Festival, que se apresentam com estudantes selecionados pelos professores.

O evento também abre espaço para a música local. Participarão Amaro Lima, Marcelo Ribeiro e Banda B, Banda Trilha, Banda Black Sete, Aço Doce, Banda Cidade Sol, Tonho da Viola, Orquestra Pop Jazz do Ifes, Quarteto de Violões da Fames, Coral Banescanto, Coro Jovem da Fames, Quarteto Vitória Sax, Coral Viva Você, Oswaldo Saint e Coral Daniel Comboni.

Também não faltará espaço para artistas de Domingos Martins. Entre aqueles que são da terra estão as bandas Pommerweg’s, Pommerchor, Grupo Cultural Martinense, Grupo Voyage, Tony Ribeiro e Banda, Éden do Acordeon e grupos de danças folclóricas.

A popularização da música é uma preocupação do Festival, por isso todos os concertos e shows são gratuitos, inclusive as audições de alunos.

Estrutura do Festival

Para as apresentações dos músicos estão preparados quatro espaços que funcionarão em horários alternados para que haja a oportunidade de acompanhar todos os eventos.

O Palco Principal é o lugar das grandes atrações. Será montado em frente à Praça Arthur Gerhardt.

O Coreto, no coração da Praça Arthur Gerhardt, é um dos espaços mais bem posicionado, onde a música erudita e popular andam de braços dados.

A Rua João Batista Wernersbach, mais conhecida como a Rua de Lazer, em estilo colonial e com restaurantes, cafés, lojas de artesanatos e doces, gera um clima intimista nas apresentações.

A Igreja Luterana é tradicionalmente o espaço da música erudita. O templo recebe um público seleto e atento para as apresentações do professores eruditos e artistas convidados.

Segurança e saúde

O Hospital da cidade estará de plantão para atender qualquer emergência. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros trabalharão pela segurança dos mais de 50 mil turistas esperados para o evento. Agentes de trânsito atuarão na cidade para evitar transtornos no tráfego de veículos. Serão disponibilizados pela prefeitura banheiros públicos localizados na praça principal da cidade e 14 banheiros químicos disponibilizados em locais de grande movimentação.

Alimentação

A Praça de Alimentação do Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins será montada no espaço ao lado da Praça Arthur Gerhardt e contará com 16 estandes. Há ainda os restaurantes, bares e cafés da cidade.

Onde ficar

O Festival de Inverno de Domingos Martins transforma a cidade e atrai milhares de visitantes para assistir aos shows e participar das oficinas. Em virtude da alta procura na rede hoteleira, os moradores alugam as residências ou quartos para atender a demanda, o chamado “Cama e Café”. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo possui um cadastro de casas que oferecem este serviço. Informações pelo telefone (27) 3268-1471.

Algumas opções de hotéis:

Hotel Imperador

Av. Senador Jefferson Aguiar, Centro – Tel.: (27) 3268-1115

Hotel Recanto Europeu (antigo Serra Verde)

Av. Presidente Vargas, Centro – Tel.: (27) 3268-1669

Pousada na Montanha

Estrada do Galo, Km 1 – Tel.: (27)3268-1036

Pousada Solar da Serra

Rua Pedro Gerhardt, Centro – Tel.: (27) 3268-1691

Pousada e Restaurante Rancho Lua Grande

Rod. João Ricardo Schorling,Km 1, Sede – Tel.: (27) 3268-1679

Pousada Adega Alemã Schwambach

Endereço: Sede – Rod. João Ricardo Schorling, Km 1,5, Sede – Tel.: (27) 3268-1399

Pousada Germânia

Rua João Batista Wernersbach, Centro – Tel.: (27) 3268-2046

Casa na Montanha – Proposta diferenciada de hospedagem

Rua Waldemiro Alberto Hulle, Sede – Tel: (27) 9251-3447 / (27) 3268-1425

Opashaus

Estrada de Chapéu, a 2 Km da Sede – Tel.: (27) 3268-3227

Pousada Delícias da Tilápia

Chapéu, a 6 Km da Sede – Tel.: (27) 9983-3006

Pousada Vista Linda

Santa Isabel – BR 262, Km 35 – Tel.: (27)3268-1323

Pousada Rio da Montanha

Biriricas – Acesso na Rod. BR 262, Km 34 – Tel.: (27) 3268-1765

* Todas as informações estão disponíveis no site: www.festivaldeinverno.es.gov.br

Programação

Quinta-feira (23)

09 às 18h – Credenciamento de alunos

19h30 – Coletiva com alunos, professores e Coordenação do Festival

20h30 – Renata Ribeiro e Banda – Coreto da Praça

Sexta-feira (24)

20h – Abertura Oficial – Coreto da Praça

21h – Banda da Polícia Militar do Espírito Santo – Coreto da Praça

23h – Banda Black Sete – Palco Principal

Sábado (25)

15h – Grupo de Dança Frölhiche Kinder – Rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer)

16h – Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo – Coreto da Praça

17h – Show com Pedro Paulo e Concha Acústica – Rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer)

18h – Quarteto de Violões da Fames – Igreja Luterana

19h – Coral Banescanto – Igreja Luterana

20h – Concerto Priscila Plata Rato – RJ (violino), Marie Christine Springel – RJ (viola), Marcus Ribeiro – RJ (violoncelo) e Cláudia Marques – ES (piano) – Igreja Luterana

21h – Orquestra Pop & Jazz do IFES – Coreto da Praça

22h – Show Beto Guedes e Banda – Palco Principal

00h – Banda Aço Doce – Palco Principal

Domingo (26)

13h – Grupo de Dança Blumen der Erde – Rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer)

14h – Grupo de Dança Bergfreunde – Coreto da Praça

15h – Banda de Metais Pommerchor – Rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer)

16h – Grupo de Dança Grunestal – Coreto da Praça

17h – Tonho da Viola – Coreto da Praça

19h – Concerto Paulo Pedrassoli – RJ (violão) e Eduardo Monteiro – RJ (flauta) – Igreja Luterana

20h – Banda Cidade Sol (ES) – Coreto da Praça

21h – Amaro Lima – Palco Principal

Segunda Feira (27)

19h – Coro Jovem da Fames – Igreja Luterana

20h – Concerto Alex Tartaglia – SP (trombone), Eliezer Rodrigues – RJ (Tuba), Flávio Melo – RJ (trompete), Samuel Hamzem – SP (trompa) e convidados – Igreja Luterana

Terça-feira (28)

19h – Recital de Canto: Veruschka Mainhard (RJ) e Cláudia Marques (ES). Participação especial: Marcus Ribeiro (violoncelo) e Eduardo Monteiro (flauta) – Igreja Luterana

20h – Quarteto Vitória Sax – Coreto da Praça

Quarta-feira (29)

19h30 – Concertino para Tímpano, Metais e percussão de Michael Colgrass apresentado pelos alunos das oficinas de metais e Percussão Sinfônica – Igreja Luterana

20h – Concerto Ovanir Buosi – SP (clarineta), Cláudia Marques – ES (paino), Antônio Henrique Seixas – RJ (trombone), Ueslei Banus – RJ e Leonardo Bruno – RJ – Igreja Luterana

21h – Show dos professores: Edu Ribeiro – SP (bateria), André Vasconcellos – DF (contrabaixo), Zé Canuto – RJ (saxofone), Bruno Mangueira – SP (guitarra), Glauton Campello – RJ (piano popular), Ademir Júnior – DF (saxofone) e Magda Belloti – RJ (canto – solista) – Coreto da Praça

Quinta-feira (30)

20h – Coro do Festival sob a regência de Ueslei Banus (RJ) – Igreja Luterana

21h – Show dos professores: Henrique Cazes – RJ (cavaquinho), Luizinho 7 Cordas – SP (violão) e Eduardo Túlio – MG (percussão) – Coreto da Praça

22h – Tony Ribeiro e Banda – Palco Principal

Sexta-feira (31)

20h – Coral Viva Você (Sedu) – Igreja Luterana

21h Orquestra do Festival sob a regência do Maestro Leonardo Bruno (RJ) – Igreja Luterana

22h – Show instrumental com Maurício Carrilho e Quinteto Carioca – Palco Principal

00h – Marcelo Ribeiro e Banda B – Palco Principal

Sábado (01)

12h – Audição de Alunos (Erudito) – Igreja Luterana

13h – Audição de Alunos (Popular) – Coreto da Praça

14h – Apresentação da Banda de Prática de Conjunto do Festival sob regência do Maestro Glauton Campello – Coreto da Praça

15h – Banda de Metais Pommerweg’s – Rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer)

16h – Grupo de Dança Pomer Steina – Coreto da Praça

17h – Saxofonista Oswaldo Saint – Rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer)

18h – Coral Daniel Comboni (Ecoporanga) – Igreja Luterana

20h – Concerto Sara Cohen – RJ (piano) – Igreja Luterana

21h – Concerto da Banda Sinfônica do Festival sob a regência de Antônio Seixas – Coreto da Praça

22h – Show Zé Geraldo e Banda – Palco Principal

00h – Banda Trilha – Palco Principal

Domingo (02)

12h – Grupo Cultural Martinense – Coreto da Praça

13h – Éden do Acordeon – Nordeste Folclórico e Popular – Rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer)

14h – Grupo de Dança Holland Dans (Santa Maria de Jetibá) – Coreto da Praça

15h – Show musical Alex Kefler – Rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer)

16h – Grupo de Teatro Vira Lata – Coreto da Praça

17h – Grupo Voyage – Coreto da Praça

19h – Encerramento com a Banda do 38º Batalhão de Infantaria – Coreto da Praça

20h – Banda RC – Palco principal

Confira mais Notícias

Confira a programação da 23ª Festa do Socol de Venda Nova do Imigrante

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante

Concerto em Venda Nova une piano e canto de músicas de compositores capixabas

Cultura

Festa da Uva do Vinho: 59ª edição acontece em São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves

38ª Festa do Tomate de Alto Caxixe começa nesta sexta-feira (24) em Venda Nova do Imigrante