* Por Leandro Fidelis
Ter uma cidade pronta para o turismo a partir da arquitetura temática de suas construções. Poder público e moradores se articulam para fazer esta idéia dar certo em Venda Nova. O novo Fórum é o primeiro de muitas obras no estilo arquitetônico da região italiana do Veneto que a cidade deve erguer nos próximos anos.
Isto foi conferido sábado na palestra com o arquiteto Diocélio Graceli, no encerramento do 1º Salão da Construção e 5ª Qualicafés, no Centro de Eventos. Autor do projeto da sede própria da Comarca, ele falou para um público de aproximadamente 50 pessoas.
Para o arquiteto, a cidade com uma arquitetura mais elaborada e remetendo à cultura local do imigrante vai atrair mais turistas. Enfim, deixar Venda Nova com obras mais bonitas, mesmo as já existentes, e menos caixotes. A exemplo de Campinho, Domingos Martins, onde os moradores valorizam o estilo germânico nas fachadas de suas casas.
A idéia não é fazer uma cópia, mas unificar a linguagem arquitetônica da cidade para harmonizar a paisagem, disse Graceli, ao sugerir que público e privado se unam para conscientizar os moradores.
Graceli propõe uma série de ações conjuntas que vão além da preocupação com a aparência externa dos imóveis em Venda Nova. São elas a criação do museu, restauro e preservação da arquitetura local e criação de rotas turísticas em fazendas e capelas. O palestrante sugeriu ainda firmar parceria com faculdades de arquitetura e promover um concurso de urbanismo.
Empresário do setor de construção civil, Tarcísio Falqueto já propõe aos clientes uma arquitetura nos padrões sugeridos por Graceli. “A gente deve valorizar a construção, inovando com uma arquitetura com referência às origens dos imigrantes italianos”.
O presidente da Câmara, Marco Grillo, destacou que o município vem incentivando propriedades do agroturismo a valorizarem seu patrimônio. Tanto a Câmara quanto a Prefeitura estão buscando caminhos para viabilizar a iniciativa da arquitetura temática. O PDU, por exemplo, disciplina algumas linhas de construção no município.
Investir em projetos arquitetônicos tendo em vista a função social das obras. É o que defende o juiz da Comarca, Valeriano Cesário Bolzan. Estamos em um município que vive do agroturismo e temos que ter em mente que a beleza faz parte do ser humano. Foi o que fizemos com a sede do Fórum.
Recursos a caminho para a Rua de Lazer
Durante a palestra sábado à tarde, o vereador Marco Grillo anunciou que a deputada federal Rose de Freitas- PMDB/ES encaminhou emenda para angariar recursos para a Rua de Lazer em Venda Nova. A idéia é transformar a Rua das Palmeiras, no centro, num espaço temático para receber os turistas. O valor da verba não foi divulgado.
– Veja ainda neste site uma galeria de fotos da 5ª Qualicafés e do 1º Salão da Construção de Venda Nova