20 anos da Lei Orgânica Municipal de Venda Nova

No dia 5 de abril a Câmara de Venda Nova abrirá as portas do Plenário para comemorar com a comunidade os 20 anos de promulgação da Lei Orgânica Municipal. O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, anunciou na sessão da última terça-feira (16) que nesta ocasião será apresentada a comissão revisora.

A data da solenidade já havia sido combinada entre os vereadores durante a manhã de segunda-feira, quando acontem as reuniões das Comissões Permanentes. Grillo lembrou que a elaboração e a promulgação da Lei Orgânica aconteceram quando a Câmara tinha 13 vereadores.

Elaborar a Lei Orgânica foi o primeiro grande compromisso da primeira legislatura, depois da posse dos próprios vereadores e do primeiro prefeito de Venda Nova, Nicolau Falchetto, que também foi o último de Conceição do Castelo, município mãe de Venda Nova.

A Lei Orgânica Municipal norteia as ações da Câmara e do Executivo municipais. Destacam-se entre as leis, a que limita em 45% os gastos da Prefeitura com folha de pagamento. A Lei Federal limita em 65% e esta diminuição de percentual, na avaliação de Grillo, antecipou a Lei de Responsabilidade Fiscal- LRF, que estabeleceu vários limitantes contábeis, financeiros e políticos da Administração.

Para o presidente, o município mudou nesses 20 anos e é natural que as leis que o regem sejam revisadas para os devidos ajustes (* Site Câmara de Venda Nova).

Confira mais Notícias

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante

Eleições 2024

Dalton Perim vence as eleições e será prefeito de Venda Nova pela terceira vez

Operação Eleições 2024 terá mais de 8 mil agentes de segurança empenhados

Eleições 2024: e-Título só pode ser baixado até dia 5

Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça

Atualização do e-Título está disponível para quem quer votar com o app

Faltam 18 dias: eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente nas Eleições 2024