Com um reforço de policiais mais seis conjuntos de cavalaria, o 2º Pelotão da Polícia Militar vai fazer a segurança de Venda Nova em função das comemorações da 20ª Festa de Emancipação Política. Hoje serão 13 policiais. Sábado serão de 35 e domingo, 45. O reforço no domingo acontece devido ao show gratuito com a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano.
Nos anos anteriores, o policiamento de domingo era menor ou semelhante ao de sábado, devido à programação mais modesta neste dia. De acordo com o Tenente De Angeli, serão deslocados policiais de Conceição do Castelo, Brejetuba, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Iúna e Alegre. “Vamos colocar policiais dentro do Centro de Eventos, nas imediações e ainda circulando pela cidade”.
Cuidados
Mesmo circulando nos estacionamentos e nas ruas próximas com mais freqüência, De Angeli alerta para o cuidado que toda população deve tomar. Uma das principais precauções é deixar a casa sob medidas de segurança e ainda o carro na garagem.
“Toda mobilização das polícias não é suficiente para evitar roubos e arrombamentos na cidade”, alerta De Angeli. Os cuidados devem ser redobrados. As casas devem estar bem trancadas, portões fechados e, de preferência, com uma pessoa vigiando.
Deixar o carro na garagem de casa é outra medida de dupla segurança. Além do carro ficar longe do assédio de arrombadores, que visam o sistema de som, ou correr o risco de ser roubado, o motorista fica livre de dirigir alcoolizado.
Durante a festa, a grande quantidade de carros se divide em estacionamentos pagos, ruas próximas e até distantes. Deixar o carro longe do local de festa se justifica para quem é visitante. No caso do morador, muitas vezes ele faz a metade do percurso a pé, e deixar o carro em casa e pegar um táxi ou dividir a carona é mais coerente.
Além da preocupação com o patrimônio, a segurança pessoal deve estar em mente. A dica de De Angeli é para que a pessoa leve consigo somente o essencial: um documento e o dinheiro que vai gastar. No caso de dúvida ou de denúncia, o morador poderá ligar gratuitamente para o 190.
A Polícia Civil também estará de plantão. Além de aumentar sua equipe, a PC vai montar escala especial com mais profissionais para o serviço externo, isto é, nas imediações. De acordo com Leilton, o trabalho será com viatura caracterizada e descaracterizada. Quando atuam descaracterizados, os policiais ficam num ponto de observação para flagrar e inibir tentativas de roubos e outros crimes. Denúncias podem ser feitas pelo 147 (do celular) ou 197 (do fixo).
Furto de um carro
Além de brigas e confusões corriqueiras em final de semana de festa, durante a festa do ano passado a Polícia Civil de Venda Nova só registrou o furto de um veículo na cidade. A única ocorrência não impediu que o período fosse considerado tranqüilo pela delegada Maria Elizabete Zanole.
Um gol cinza de Castelo foi roubado na avenida Ângelo Altoé, próximo da esquina de rua ao acesso ao Centro de Eventos. O carro não tinha alarme e nem seguro e, apesar da oferta de estacionamento pago, o dono optou por deixá-lo na rua. Mesmo com carros mais caros nas proximidades, estes furtos, de acordo com a delegada, são sob encomenda o que explica as preferências.
Proibição de garrafas
A única ocorrência de briga registrada foi de uma que aconteceu fora do Centro de Eventos. Foi na tarde de sábado. Na ocasião, cogitou-se a possibilidade de proibir venda de bebidas em garrafas de vidro, mas até então isto não se efetivou.
Para a delegada a discussão é muito interessante. “Uma garrafa quebrada é uma arma mais perigosa que uma faca”. Ela é favorável a uma lei de proibição. “É muito preocupante ver garrafas nas mãos das pessoas num ambiente de festa”.
Acesso de menores
Em cumprimento a portaria nº 003/2008, a Prefeitura de Venda Nova divulgou um comunicado informando que o acesso do público durante a Festa de Emancipação serão exigidos documentos de identificação pessoal. Crianças, adolescentes e adultos devem apresentar um documento, que pode ser Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade ou carteira de motorista. Não haverá exigência de autorização dos pais, mas menores deverão entrar acompanhados.
Rock da Tarde
Além de apresentação de documentos, menores de 18 anos (16 a 18) deverão portar autorização dos pais ou responsável legal por escrito.
* Fonte: Jornal Folha da Terra