20º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins começa nesta sexta-feira

Considerado o maior evento do gênero do Estado do Espírito Santo e um dos mais importantes do País, o 20º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, que será realizado de 19 a 28 de julho, deverá receber mais de 20 mil pessoas durante os 10 dias de evento, entre turistas, alunos, professores, profissionais e apreciadores da música erudita e popular.

 

O tema desta edição, que é promovida pela Prefeitura Municipal de Domingos Martins e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Secretaria de Estado de Cultura  (Secult) e Banestes, terá como foco o Ano Brasil-Alemanha. A ideia é mesclar a música erudita e popular brasileira com os vários estilos de música alemã. Além disso, estão sendo programadas 33 oficinas de instrumentos musicais e de canto.

 

Com a programação totalmente fechada, agora é só colocar na agenda e curtir. Quatro atrações nacionais estão confirmadas: Renato Broghetti, Trio A1 Campinas, Leila Pinheiros e Ivan Lins.

 

Renato Borghetti abre o festival na sexta-feira (19). No sábado (20) é dia de Ivan Lins contagiar o público em Domingos Martins. Já no domingo (21), o agito fica por conta do trio A1 Campinas. A sambista Leila Pinheiro chega para alegrar e esquentar o clima das montanhas no sábado (27).

 

Clique aqui para conferir a programação no site oficial do Festival de Inverno de Domingos Martins!

 

O evento

 

O Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins é o maior evento de música clássica e popular do Estado do Espírito Santo e um dos mais importantes do país. E já se consolidou como um evento de aprimoramento e intercâmbio artístico-educacional e como agente indutor do turismo.

 

Mas o Festival de Inverno é apenas a parte mais visível de um objetivo maior, do Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura de Domingos Martins, que conjuga o desenvolvimento e o fortalecimento da arte e da educação musical à divulgação de potencialidades capixabas, projetando o Estado no cenário nacional e internacional.

 

Atrações

 

Renato Borghetti – É hoje um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional. Borghetti e seu grupo estrearam no Festival de Verão de Bolonha a turnê europeia em 2007 e durante quase um mês percorreram outras sete cidades italianas, passando ainda por festivais na Croácia, República Tcheca, Áustria e Alemanha.

 

Trio A1 Campinas – Formado pelos músicos Cláudia Alvarenga e Ricardo Carvalho, de um duo de flauta e viola (DUOAK), é resultado de um trabalho de 20 anos. Sentindo a necessidade de ter um suporte harmônico para o duo, foi convidada a pianista Celiane Pelusch para fazer parte do grupo. Com o advento do trio, outra característica diferenciada surgiu: a fusão de três instrumentos de famílias diferentes (sopro, corda e teclado), em um único grupo de câmara, enriquecendo ainda mais a paleta sonora.

 

Leila Pinheiro – Em seus quase 20 discos dedicados à música popular brasileira, Leila passeará por um repertório de sambas inesquecíveis de Ary Barroso, Dorival Caymmi, Zeca Pagodinho, Nei Lopes, Elis Regina e outros diversos nomes renomados do samba brasileiro. Acompanhada por Diogo Cunha (7 cordas), Quininho e Luiz Augusto (percussão), Julio Florindo (contrabaixo) e Thiago da Serrinha (cavaquinho, bandolim), – um quinteto de jovens bambas, arregimentados pelo craque Pretinho da Serrinha – Leila Pinheiro subirá ao palco para homenagear com sua voz e interpretação únicas o mais popular e brasileiro de todos os ritmos, o samba.

 

Ivan Lins – Apresentará no palco do Festival seus inúmeros sucessos como cantor e como compositor, como é o caso de "Abre Alas", "Somos Todos Iguais Essa Noite" e "Começar de Novo". Compositor conhecido pelos diversos Grammys que recebeu, é o artista brasileiro vivo mais gravado no exterior. Começou a tocar piano aos dezoito anos, sendo influenciado pela música que ouviu em sua infância nos Estados Unidos, pelo jazz e bossa nova. Ivan Lins lançou inúmeros discos de grande repercussão. Sempre ligado às questões contemporâneas de cada época, sua obra se renova e traz sempre novos valores musicais e ideais agregados, sem nunca perder a linguagem do compositor e sua originalidade.

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas