* Leandro Fidelis
A largada do 21º Enduro Nacional da Polenta será amanhã, às 8 horas, no Auto Posto Esmig, centro de Venda Nova. A competição é organizada pelo Trail Clube Mata Atlântica- TCMA e vale pelos campeonatos Brasileiro e Capixaba de Enduro, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo- CBM e da Federação Capixaba de Motociclismo- Fecam. São cinco categorias: master, sênior, over e júnior (com troféus do 1º ao 5º colocado) e novato, com premiação até o 10º colocado.
O Enduro da Polenta tem apoio do Governo do Estado, Petrobras, Prefeitura de Venda Nova e ASW. No domingo (24), os pilotos voltam a largar às 8 horas, também no Posto Esmig. Do local, os competidores vão percorrer trilhas nas montanhas de Venda Nova, Conceição do Castelo e Domingos Martins.
Haverá dois tipos de planilha: uma com percurso médio de 300 km, formada por trilhas e estradas de chão, destinada à participação de pilotos das categorias Master, Sênior, Over e Júnior, e outra com roteiro baseado na primeira, sendo suprimidos os trechos de maior dificuldade. Esta terá percurso médio de 250 km e será entregue aos pilotos das categorias Novato e Estreante.
Todas as planilhas terão tempos acumulados e calculados. Haverá ainda planilhas especiais para imprensa e público em geral, visando mostrar toda a beleza da região por onde vai passar o 21º Enduro Nacional da Polenta.
Os números do enduro
A matemática é a base do motociclismo de regularidade. Os números estão presentes desde a planilha que orienta os pilotos à quilometragem marcada no velocímetro. O Enduro Nacional da Polenta vive de pessoas e motores, mas também de números. A 21ª edição do evento, que acontecerá neste final de semana, em Venda Nova, já é um novo recorde.
Já são 150 pilotos inscritos, 100 voluntários divididos entre organização, elaboração da trilha, sendo 64 só na fiscalização nos Postos de Controle (PCs). Outra marca é a festa do enduro. Já foram vendidos mais de 1.000 ingressos antecipados para a noite de confraternização entre pilotos, organizadores, imprensa e público em geral, que terá shows com Rud e Robson (trilha da novela Paraíso) e Léo e Luan.
O enduro dos números começa bem antes da competição. São dias incontáveis de dedicação para definir e limpar a trilha, que corta as montanhas capixabas, local colonizado por imigrantes italianos e alemães no século 19. Desde o final do ano passado, a equipe do TCMA rodou 1.200 quilômetros entre Venda Nova, Conceição do Castelo e Domingos Martins.
O penta
E quando o assunto são os números em torno da competição, ninguém melhor que um recordista. O capixaba Sandro Hoffmann, 38, participa há 15 anos ininterruptos do Enduro da Polenta, colecionando oito títulos na competição, o último em 2007. No Campeonato Capixaba, já são nove vitórias no currículo.
Já no Brasileiro, Hoffmann é o piloto com mais experiência em quantidade de tempo corrido em provas no país. O capixaba é considerado o único esportista com participação em todas as etapas do Nacional nos últimos dez anos. Nesse período, faturou cinco títulos, o mais recente em 2006.
Nos dois anos seguintes, o mineiro Dario Julio Lopes de Souza, atual campeão do Polenta, subiu no topo mais alto do Brasileiro. O mineiro, mais dois catarinenenses e um conterrâneo são os maiores adversários de Sandro Hoffmann na competição nacional neste ano. Ele está em 4º lugar no ranking de oito etapas, atrás do capixaba Jomar Grecco (Pedra Azul), 3º colocado; de Guilherme Cascaes (SC), o 2º; e Dario de Souza, atual líder do campeonato.
Cascaes e outro catarinense, Genoir Bruning (5º do ranking), aliás, são nomes confirmados para estreiar no 21º Enduro da Polenta. No site do evento, passam de 50 as inscrições de pilotos que não são capixabas. Algumas motos já estão em Venda Nova para reparos antes da prova.
São adversários muito bons e eu vou apostar na minha resistência para ganhar este ano. Este é um quesito que me faz sobressair no Brasileiro, principalmente nos terrenos pesados e sob chuva, quando é preciso até carregar a moto no braço, diz Hoffmann. Ele também destaca a evolução do gaúcho Marcelo Fabro, o Kiko, de Caxias do Sul, em 6º no Brasileiro, presença também no enduro deste final de semana.
Na estrada
Rodar o Brasil de fora a fora faz a matemática do motociclismo ser ainda mais interessante com Sandro Hoffmann. O capixaba calcula 600 mil quilômetros rodados desde 1999, quando começou a disputar o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. Dá para ir e voltar do Oiapoque (extremo Norte do País) ao Chuí (última fronteira no Sul) pelo menos 70 vezes.
Curiosamente, as contas são feitas com base nos velocímetros dos carros de apoio, incluindo até as idas à rua para comprar peças para a moto. O carro vive em função da moto, e a família, em função do campeonato.
Programação festiva
Amanhã (23) haverá jantar típico para organização, imprensa e competidores no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, seguido de shows com as duas duplas de sertanejo universitário, a partir das 22 horas.
Os ingressos estão sendo vendidos em Afonso Cláudio, Cachoeiro, Castelo, Conceição, Ibatiba e Venda Nova. Os 2º e 3º lotes estão saindo a R$ 15,00 e R$ 20,00 respectivamente.
Programação 21º Enduro da Polenta:
Sexta (22/05):
16h às 23h – Entrega de material – Pizzaria Monte Grappa Venda Nova do Imigrante/ES
A partir das 20h – Sorteio de largada – Pizzaria Monte Grappa Venda Nova do Imigrante/ES
Sábado (23/05):
06h30 às 07h30 – Vistoria Obrigatória – dividido por categoria da seguinte forma:
Master / Sênior: 06h30 Às 06h50
Over / Junior: 06h51 Às 07h10h
Novato: 07h11 Às 07h30
07h30 às 07h50 – Largada promocional Posto Esmig Venda Nova do Imigrante/ES (Obrigatória a todos os pilotos sujeito a penalizações)
08h – Largada do 1º dia de prova – Posto Esmig Venda Nova do Imigrante/ES
20h – Divulgação do resultado do 1º dia em Jantar típico italiano Centro de Eventos Venda Nova do Imigrante / ES (Piloto terá 1 prato típico).
22h Festa Oficial do Enduro Nacional da Polenta Centro de Eventos Padre Cleto Caliman Venda Nova do Imigrante/ES (Piloto e acompanhante terão acesso livre).
Atração Nacional: Rud E Robson (Música tema da novela Paraíso) e ainda a dupla Léo e Luan
Domingo (24/05):
08h – Largada do 2º dia de prova – Posto Esmig Venda Nova do Imigrante/ES
18h – Entrega de Premiação – Centro de Eventos Polentão Venda Nova do Imigrante/ES