23ª Festa Italiana em Castelo

Castelo vai virar um pedacinho da Itália neste fim de semana. É que está acontecendo na cidade a 23ª Festa Italiana, promovida pela Società Italiana di Castello (SIC), com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, e a Prefeitura de Castelo. As comemorações se estendem durante toda a semana com uma vasta programação, mas o fim de semana é sempre o ponto alto da festa.

 

No sábado (24), a movimentação começa cedo pelas ruas do centro da cidade. De 8h às 12h, o carro do “Projeto Imigrantes” do Arquivo Público do ES estará na Praça Três Irmãos, fornecendo gratuitamente aos descendentes de italianos, ou não, certificados de descendência das famílias italianas e de outras nacionalidades, que comprovam de qual país e região vieram, e onde desembarcaram no Brasil.

 

A partir das dez horas um cortejo italiano vai percorrer a Avenida Ministro Araripe. São adultos, crianças e adolescentes, vestindo trajes típicos e carregando objetos antigos, juntamente com uma tropa de boi. A promessa é de encantar quem estiver pelo comércio do centro da cidade. “Estamos preparando algo diferente este ano. Como estamos resgatando a história dos tropeiros, resolvemos colocar uma tropa de verdade pela rua para quem nunca viu ter a oportunidade de conhecer. Todos estarão vestidos à caráter para deixar tudo bem real, como era antigamente”, disse Linda Melo, Presidente da SIC.

 

Para quem quiser saber mais sobre a história dos tropeiros, das nove às 15 horas o Centro Cultural e Turístico de Castelo vai estar de portas abertas com a Exposição “Patas & Rodas” que conta a história dos meios de transporte e a importância econômica e social para o município de Castelo, com objetos, fotos e textos, onde o visitante tem a oportunidade de viajar no tempo. No mesmo local existe também outra exposição chamada “Raízes”, que celebra os 22 anos da SIC. Nesta, entre outras coisas, estão a mostra vestidos de candidatas à rainha da colônia italiana de vários anos.

 

No domingo é o dia da “Giornata di Festa” que começa às 10 horas da manhã no Atalanta. Será um dia inteiro de muita música e comidas e bebidas típicas, barraca de doces, e música italiana e forró brasileiro. O almoço custa 12 reais e pode ser comprado na hora, ou, antecipado, na sede da SIC ou Loja Tânea Modas em Castelo.

 

Uma atração à parte será a chegada da “IV Expedição Tropeira”, por volta das 11 horas, onde tropas de boi e cavaleiros, que saíram do município de Ibatiba na última quinta-feira (22), estarão chegando ao destino final na Festa Italiana em Castelo. São dezenas de cavaleiros de todo o Sul do Estado, que chegam à Giornata para se divertir e compor ainda mais o cenário que este ano conta a história dos antigos tropeiros.

 

Na parte da tarde ainda tem a eleição das rainhas e princesas italianas de 2013. Vão disputar o título este ano seis belas descendentes de italianos na categoria adulta e outras seis meninas na categoria infantil. Uma disputa que sempre deixa o público boquiaberto, arrancando muitos aplausos, tamanha beleza das candidatas e também perfeição nos trajes de época inspirados em diversas regiões da Itália. A festa só termina por volta das 20 horas, ao som do forró de Franco & Alê.

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas