2ª Feira Estadual do Morango fortalece produção em Santa Maria

Para contribuir com o fortalecimento da cultura do morango no Espírito Santo, acontece, de sexta-feira (25) a domingo (27), a 2ª Feira Estadual do Morango, no distrito de São João do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, com a participação de 200 produtores. Durante o evento haverá comercialização da fruta, cursos, palestras, visita técnica e shows. A Feira, que será aberta no dia 25 às 14 horas, é promovida pelo Incaper em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seag) e a prefeitura local.

 

Durante o evento serão realizadas palestras, visitas técnicas, minicursos e um dia de Ação Ambiental para recolhimento de resíduos plásticos para reciclagem, nas áreas de produção de morango. Temas importantes para a produção sustentável, como a produção orgânica, boas práticas agrícolas, produtos da agroindústria, manejo e pós-colheita serão discutidos durante a programação. Nas visitas técnicas, os participantes serão orientados em como produzir morangos com um custo mais baixo, através da produção orgânica. O evento contará ainda com um mini curso de culinária do morango, para apresentar alguns produtos agroindustriais que podem ser comercializados pelos agricultores familiares.

 

O coordenador do Polo de Morango e pesquisador do Incaper, César Teixeira, fará uma palestra sobre o Programa do Morango Mais Saudável. O projeto será implantado em quatro anos e levará conhecimento técnico aos agricultores de base familiar que cultivam o morango, adotando as boas práticas agrícolas e a Produção Integrada. “O selo do programa certifica a qualidade do morango em todo o Estado, além de servir como instrumento para se obter um produto com boa qualidade de sabor, textura e segurança, além de garantir a oferta de alimentos mais saudáveis para o consumidor final”, afirma.

 

O pesquisador acrescenta que, após a união de esforços para estimular e apoiar os agricultores de Santa Maria de Jetibá a produzirem o fruto, o município conquistou o destaque de maior produtor de morango do Estado. O evento contará com estandes de venda de morango in natura e processado, além de outros produtos. Também serão realizadas apresentações culturais e shows. “A Feira vai reunir exposição, oficinas, palestras, novidades com morango e espaços para que os produtores interajam e troquem ideias que vão contribuir para o fortalecimento da atividade, considerando processos mais sustentáveis e ecológicos”, afirma.

 

Com cerca de 80 hectares de área plantada e aproximadamente 600 produtores, a região do distrito do Garrafão conta com produção que alcança as 2,4 mil toneladas ao ano. Representando aproximadamente 24% da produção anual do Espírito Santo, que neste ano ultrapassou as 10 mil toneladas de morango. No distrito de São João do Garrafão, localizado na cabeceira do Rio Santa Maria, o clima é ameno, mas bastante frio no inverno, com mínimas que chegam a 7°C. A proximidade com a estrada que liga a comunidade de Aracê, em Domingos Martins, a Afonso Cláudio, torna a região promissora para o desenvolvimento de um importante polo.

Infraestrutura

 

Na primeira edição da feira, em 2010, foi inaugurado um escritório local do Incaper, no distrito de Garrafão, com o objetivo de prestar assistência técnica aos produtores rurais da comunidade e fortalecer a infraestrutura para a produção de morango. No mesmo ano, uma Unidade de Processamento de Frutas também foi entregue, com o objetivo de desenvolver a agroindústria local. O principal foco é a produção de polpa de fruta para sucos, mas também de geleias e doces. A construção da Unidade foi uma ação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesaca (Seag), em parceria com a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá.

Programação

 

Sexta-feira (25)

 

Dia de Ação Ambiental – Recolhimento de Resíduos Plásticos para Reciclagem (área de produção do morango)

14 horas – Recepção, lanche e mensagem de boas vindas para os participantes das visitas técnicas

15 horas – Visita técnica sobre morango na propriedade do agricultor Sérgio Butzke/ coordenação César Pereira Teixeira e Arildo Woelffel, do Incaper

15 horas – Visita técnica sobre morango orgânico no Sítio Alegria ('Como produzir com custo mais baixo')/ coordenação Jacimar Luiz de Souza e Iosmar Luiz Mansk, do Incaper

 

Sábado (26)

 

9 horas – Recepção, lanche para os participantes das palestras, abertura do pavilhão/feira 'Morango e outros produtos para uma vida saudável'

9h30min – Palestra sobre o Programa Morango Mais Saudável, com Cesar Pereira Teixeira, do Incaper

10h30min – Palestra sobre Manejo e Pós Colheita de Morango, com José Mauro de Sousa Balbino, do Incaper

11h30min – Almoço

13 horas – Pronunciamento das autoridades

14 horas – Palestra motivacional com professor Pachecão (Sebrae)

19 horas – Show com o Grupo Agarra +

19h30min – Eleição da Rainha do Morango

22 horas – Baile com a banda Anima Som Capixaba

 

Domingo (27)

 

9 horas – Culto

11 horas – Abertura Feira e almoço (área de festa)/ Show Erineu Seidler e Darcy

13 horas – Apresentações culturais da EFA de São João do Garrafão

13 horas – Minicurso sobre culinária de morango – EFA – São João de Garrafão, com a instrutora Rita de Cássia Zanuncio Araújo, do Incaper e Senar

15 horas – Aparesentação do grupo de danças holandesas Holland Danz (Juvenil)

16 horas – Sorteio de brindes (exclusivo para EFA e Associados das Associações de Agricultores)

17 horas – Show com Fábio Guerra

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS