Desta terça-feira (01) até o próximo domingo (06) acontece a 5ª Expedição Tropeira no Espírito Santo, que este ano sairá da Capital Capixaba do Tropeiro (Ibatiba) com destino a Viana. O evento terá início hoje à noite no Museu do Tropeiro, onde acontecerá o Pouso da Tropa.
A expedição conta com 164 quilômetros de cavalgada, fazendo o percurso da Rota Imperial. Estão incluídos os municípios de Conceição do Castelo, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Viana.
A Expedição tem o objetivo de resgatar a história tropeira, utilizando-se de animais próprios, com destaque para os muares, como meio de transporte e de carga.
Os participantes irão passar por diversas propriedades de agroturismo, onde poderão apreciar cachoeiras, rios, matas, lavouras e comidas típicas da região, além de reviver as rotas, acampamentos e pousadas, histórias e costumes.
Rota Imperial
A Rota Imperial, conhecida também como São Pedro de Alcântara, surgiu após a descoberta de ouro no interior do Brasil na primeira metade do século XVII. Desbravadores percorriam essas terras para conseguir chegar à região das minas gerais e, para proteger esses locais contra os invasores, a Cora Portuguesa proibiu a construção de estradas na Capitania do Espírito Santo.
Após a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, foi permitida a construção de uma estrada que ligasse Vitória a Ouro Preto, em 1814. A Rota Imperial foi concluída em 1816, consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.
Atualmente, a Rota Imperial proporciona, além do contato com a história, 575 km de belas paisagens entre vales e montanhas e a cultura marcante dos imigrantes que colonizaram suas terras. São 31 municípios, sendo 17 em Minas Gerais e 14 no Espírito Santo. Os municípios capixabas são: Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.
Confira a programação:
01/07 – TERÇA-FEIRA
18:00 – Chegada da tropa no Museu do Tropeiro no centro de Ibatiba “Capital Capixaba do Tropeiro”
21:00 – Pouso da Tropa no sítio Vó Rosinha em Ibatiba (Circuito Caminho dos Tropeiros)
02/07 – QUARTA-FEIRA (Ibatiba x Mata Paú 18 km)
– Chegada em Conceição do Castelo (20 km)
07:30 – Benção da Tropa no Sítio Vó Rosinha
08:00 – Saída da Tropa do Monumento ao Tropeiro em Ibatiba “Capital Capixaba do Tropeiro” – rumo a Conceição do Castelo, passando pelo da Rota Imperial que liga Ouro Preto ao ES).
12:00 – Almoço em Mata Pau (distrito do Município de Muniz Freire) rumo ao Município de Conceição do Castelo.
18:00 – Chegada no Sítio Lazer do Celso, com roda de sanfona e Costela no Fogo de Chão (Circuito Caminhos do Imperador)
03/07 – QUINTA-FEIRA (Saída do Celso Oliveira x Sítio do Alício 10 km) Chegada no Sr. Joaquim 27 km
07:00 – Saída do Município de Conceição do Castelo rumo a Venda nova do Imigrante
11:00 – Almoço em Venda Nova do Imigrante, Sítio do Alício Falqueto (Circuito do Agroturismo de Venda Nova)
17:00 – Chegada da tropa em Cristo Rei (Domingos Martins)
04/07 – SEXTA-FEIRA (Saída do Sr. Joaquim x Tijucu Preto 19 km) Chegada em Perobas 17 km.
07:00 – Saída de Tijuco Preto rumo a Parajú. No pouso da Tropa haverá costela no fogão de chão (semelhante aos costumes dos tropeiros)
12:00 – Almoço em Tijuco Preto
17:00 – Chegada em Perobas (Domingos Martins)
05/07 – SÁBADO (Saída de Perobas x Cascata do Galo 24 km) Chegada em Biriricas 14 km.
07:00 – Saída de Perobas rumo a Biriricas (Domingos Martins)
12:00 – Almoço na Cascata do Galo (Domingos Martins) Circuito do Galo
15:00 – Café do Tropeiro no Sítio do Galo (Circuito do Galo)
17:00 – Chegada da tropa em Biriricas (Domingos Martins)
06/07 –DOMINGO (Saída de Biriricas x Viana) 14 km
07:00 – Saída de Biriricas rumo a Viana
12 horas – Chegada da Expedição com Almoço típico, apresentação cultural e confraternização na sede do Município de Viana.