5º Encontro de Mulheres Cooperativistas tem recorde de participantes

Cerca de 400 mulheres se reuniram no último final de semana para participar do 5º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Colaboradoras, cooperadas, esposas e filhas de cooperados participaram durante três dias do evento de maior expressividade da força feminina do cooperativismo capixaba. O encontro teve início na última sexta-feira (06) e foi realizado no Sesc de Aracruz.

 

A prevenção ao câncer de mama foi tema da palestra abertura, ministrada pelo doutor Alberto Guezert, da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Durante a tarde de sexta-feira, o público feminino também participou da palestra “A arte de sair do lugar comum”, com o palestrante motivacional e mágico, Marco Zanqueta. Para encerrar o primeiro do evento, as mulheres puderam se divertir em um momento de integração, com direito a touro mecânico. Elas também puderam saborear deliciosas guloseimas como pipoca, algodão doce e churros.

 

“Neste ano, tivemos um maior número de participantes no Encontro de Mulheres e isso mostra que as cooperativas valorizam cada vez o trabalho e a presença da mulher nas cooperativas. Principalmente porque as mulheres são essenciais na organização do quadro social da cooperativa e no planejamento familiar”, destacou o presidente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Esthério Sebastião Colnago.

 

Para o superintendente do Sistema, Carlos André Santos de Oliveira, o encontro foi momento de capacitação. “O Encontro de Mulheres é o momento de capacitar e profissionalizar colaboradas e cooperadas das cooperativas capixabas. Esse é um momento de aprendizado, com troca de experiências entre os núcleos, fortalecendo aqueles que já existem e fomentando o surgimento de novos”, frisou.

 

Programação

 

No segundo dia do encontro, cooperativismo foi o tema da primeira palestra. O professor, mestre e consultor de Organização do Quadro Social (OQS), Nemízio Antônio de Souza, falou sobre “Cooperativismo: estrutura e desenvolvimento local”.  Ainda pela manhã, as mulheres aprenderam mais sobre como controlar o orçamento familiar, com a palestra do educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.

 

Durante a tarde, o hipnólogo Rafael Baltresca  encantou  as mulheres utilizando técnicas de hipnose durante a palestra "Sonhar é bom, mas realizar é melhor". O encerramento do encontro foi marcado por uma animada festa com a banda de forró Comichão, que agitou o público feminino. No domingo, as mulheres tiveram a manhã livre e aproveitaram a área de lazer do hotel.

 

Integração

 

Proporcionar a integração entre os Núcleos Femininos foi um dos principais objetivos do encontro, conforme destacou a coordenadora dos Núcleos, Josiani Correia Mariano. “O Encontro de Mulheres é essencial para promover a troca de experiência e dar a oportunidade para que outras cooperativas conheçam o trabalho já desenvolvido pelos núcleos femininos cooperativistas. Esperamos que após esse encontro, novos Núcleos sejam formados, pois eles são fundamentais para a organização do quadro social das cooperativas”, destaca.

Confira mais Notícias

Resultado do Sicoob ES alcança o recorde de R$ 873 milhões em 2022

Coopeavi: inscrições para cursos online gratuitos vão até o próximo sábado (25)

Sicoob Sul-Serrano apresenta resultados para os associados

Vagas do Condomínio Avícola de Santa Teresa serão ampliadas com novo galpão em 2020

Venda Nova é destaque entre os finalistas do Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Coopeavi entre as 200 maiores e melhores empresas do ES

Cooperativa vai construir maior usina solar do Estado

Reportagem da Coopeducar ganha prêmio cooperativista