Cerca de 400 mulheres se reuniram no último final de semana para participar do 5º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Colaboradoras, cooperadas, esposas e filhas de cooperados participaram durante três dias do evento de maior expressividade da força feminina do cooperativismo capixaba. O encontro teve início na última sexta-feira (06) e foi realizado no Sesc de Aracruz.
A prevenção ao câncer de mama foi tema da palestra abertura, ministrada pelo doutor Alberto Guezert, da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Durante a tarde de sexta-feira, o público feminino também participou da palestra “A arte de sair do lugar comum”, com o palestrante motivacional e mágico, Marco Zanqueta. Para encerrar o primeiro do evento, as mulheres puderam se divertir em um momento de integração, com direito a touro mecânico. Elas também puderam saborear deliciosas guloseimas como pipoca, algodão doce e churros.
“Neste ano, tivemos um maior número de participantes no Encontro de Mulheres e isso mostra que as cooperativas valorizam cada vez o trabalho e a presença da mulher nas cooperativas. Principalmente porque as mulheres são essenciais na organização do quadro social da cooperativa e no planejamento familiar”, destacou o presidente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Esthério Sebastião Colnago.
Para o superintendente do Sistema, Carlos André Santos de Oliveira, o encontro foi momento de capacitação. “O Encontro de Mulheres é o momento de capacitar e profissionalizar colaboradas e cooperadas das cooperativas capixabas. Esse é um momento de aprendizado, com troca de experiências entre os núcleos, fortalecendo aqueles que já existem e fomentando o surgimento de novos”, frisou.
Programação
No segundo dia do encontro, cooperativismo foi o tema da primeira palestra. O professor, mestre e consultor de Organização do Quadro Social (OQS), Nemízio Antônio de Souza, falou sobre “Cooperativismo: estrutura e desenvolvimento local”. Ainda pela manhã, as mulheres aprenderam mais sobre como controlar o orçamento familiar, com a palestra do educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.
Durante a tarde, o hipnólogo Rafael Baltresca encantou as mulheres utilizando técnicas de hipnose durante a palestra "Sonhar é bom, mas realizar é melhor". O encerramento do encontro foi marcado por uma animada festa com a banda de forró Comichão, que agitou o público feminino. No domingo, as mulheres tiveram a manhã livre e aproveitaram a área de lazer do hotel.
Integração
Proporcionar a integração entre os Núcleos Femininos foi um dos principais objetivos do encontro, conforme destacou a coordenadora dos Núcleos, Josiani Correia Mariano. “O Encontro de Mulheres é essencial para promover a troca de experiência e dar a oportunidade para que outras cooperativas conheçam o trabalho já desenvolvido pelos núcleos femininos cooperativistas. Esperamos que após esse encontro, novos Núcleos sejam formados, pois eles são fundamentais para a organização do quadro social das cooperativas”, destaca.