8ª Qualicafé e 10ª Hortifeira começam nesta semana em Venda Nova do Imigrante

Os negócios ligados à agricultura no Espírito Santo correspondem, atualmente, a 30% do PIB estadual, sendo que boa parte do percentual envolve propriedades com base na agricultura familiar. Para apresentar a dimensão e importância desse cenário, acontecem a 8ª Feira Tecnológica de Produção de Café com Qualidade, a Qualicafé, e a 10ª Feira do Agronegócio Hortícola do Estado do Espírito Santo, a Hortifeira, a partir desta quinta-feira (07), às 13 horas, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante.

As duas feiras são realizadas pela Prefeitura Municipal de Venda Nova. No primeiro dia de feira, durante a Qualicafé, os participantes vão conferir as técnicas para produção de um café com maior qualidade e formas de licenciamento para secadores e descascadores do grão, processo que faz com que o produto tenha maior valor agregado. Questões sobre a legislação trabalhista, saúde e segurança dos produtores rurais serão ministradas nas palestras.

A programação envolve uma mesa-redonda sobre educação no campo, desafios da agricultura e meio ambiente. No segundo dia do evento, integrando à programação da Hortifeira, serão abordados assuntos como o processo de produção e industrialização da uva, bem como o panorama e perspectivas da vitivinicultura no Estado.

Outras atividades agrícolas ainda serão discutidas durante as palestras, que acontecem até sábado (09), como o melhoramento genético da cultura do tomate no Brasil e as normas para o plantio de milho geneticamente modificado.

Agroturismo e gastronomia

No último dia do evento, a culinária e o agroturismo terão espaço de discussão com a mesa-redonda ´A gastronomia como instrumento de incentivo ao turismo´, que terá entre os participantes o secretário estadual de turismo, Alexandre Passos, e o secretário municipal de turismo, Tarcisio Calimam.

Na sequência, os interessados participam de uma oficina sobre as variações gastronômicas da polenta, prato típico da região. “Através do resgate e valorização da culinária de Venda Nova, a oportunidade irá orientar e sugerir ideias aos proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, donas de casa, entre públicos bem variados”, acrescenta Agno.

Serviço:

8ª Feira Tecnológica de Produção de Café com Qualidade e 10ª Feira do Agronegócio Hortícola do Estado do Espírito Santo

– Data: de quinta-feira (07) a sábado (09)

– Horário: no dia 07, das 13 às 23 horas; no dia 08, das 8 às 23 horas; e no dia 09, das 9 às 23 horas

– Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, Venda Nova do Imigrante

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS