Na quinta-feira (04), a partir das 8 horas, o Incaper realiza o 8º Encontro de Produtores de Tangerina, com a participação de aproximadamente 70 agricultores da região de Domingos Martins. A reunião será no Salão Comunitário de Biriricas, e tem o objetivo de chamar a atenção dos fruticultores para os cuidados necessários na preparação da safra 2009, que ocorre entre março e abril.
Na oportunidade, técnicos do Incaper irão instruir os participantes sobre a adubação dos pomares de tangerina, o controle de pragas e doenças e sobre o manejo de copa, englobando a poda de formação. Além disso, haverá o depoimento do produtor Ariquerne Lampier, que contará sua experiência na área, e atividades práticas de poda em campo.
De acordo com o extensionista do Incaper de Domingos Martins, Marcus Rocha de Barros, nos meses de setembro e outubro são iniciadas as atividades de adubação e poda da plantação de tangerina, sendo este um momento decisivo para a qualidade da próxima safra. Caso estes procedimentos sejam realizados de forma adequada, os produtores terão um resultado positivo na colheita, com uma produção de qualidade, afirma.
Segundo ele, é importante que os agricultores sejam alertados sobre o potencial da produção de tangerinas, que têm representado um bom retorno financeiro para os produtores que tomam os cuidados necessários para o cultivo do fruto.
Domingos Martins é o maior produtor de tangerina do Estado. De acordo com dados de 2007 da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), 46,4% de toda produção estadual no último ano teve origem no município, o que representou 2.650 toneladas do fruto.
Aproximadamente 120 propriedades em Domingos Martins estão envolvidas com a atividade, sendo que a área plantada com tangerina representa um total de 90 hectares.
O município também participa da realização do evento.
* Fonte: Assessoria de Imprensa Incaper