*Edimara Garbelotto
(edimara@radiofmz.com.br)
O luxo dos vestidos usados pelas candidatas a rainha e princesas da Festa da Polenta 2013 foi um espetáculo à parte na noite de abertura do evento, na última sexta-feira (4). Por de traz de todo o glamour das peças, está o trabalho minucioso das talentosas costureiras de Venda Nova do Imigrante Lúcia Busato, 48, Delizete Fioresi, a "Dodô", 43, e Lourdes Altoé Falqueto, 65 anos.
Orientadas por Jurucéia Cesconetto, Marinei Juvanhol e Tiãozinho Salazar, essas mulheres surpreenderam o público presente no desfile pelo talento da alta costura. Já experientes em confecção de vestidos para a festa, as costureiras afirmam que todo o trabalho, realizado em cerca de um mês, vale a pena depois do vestido pronto. “Ver nosso trabalho gerando tanta repercussão é gratificante”, disse Dodô.
E a habilidade dessas mulheres vem de berço, Lúcia diz que com apenas nove anos já mexia na máquina da mãe, e com 11 fez seu primeiro molde. Ela contou ainda que já confeccionou 11 vestidos de rainhas da Festa da Polenta, e que começou a tomar gosto pelas peças para o desfile depois que sua irmã Eliane Busato foi coroada rainha em 1996. E mais uma vez, o vestido da candidata vencedora deste ano, Lubiana Falchetto Venturim é assinado por ela.
Já Lourdes começou a costurar com 13 anos, ela é responsável por três dos vestidos das candidatas deste ano. Um deles é o da segunda princesa Sabrina Fiorese, ela também confeccionou a peça usada pela rainha de 2012, Lilian Faggioli Pizzol. E Dodô, costureira profissional há 15 anos, fez quatro dos vestidos, incluindo o da primeira princesa Josélia Zandonadi.
“O interessante de produzir os vestidos para as candidatas a rainha e princesas da Festa da Polenta é o envolvimento de toda a família com o desfile, até mesmo na produção dos trajes. Quando faltava algum material sempre podíamos contar com o auxilio dos pais das meninas”, relatou Lúcia.