Exposição: arte Bauernmalerei também é atração na Blumenfest, em Campinho

Entre os dias 17 e 20 de outubro, a cidade de Domingos Martins vai ficar ainda mais colorida. Orquídeas e bromélias são algumas das plantas que serão destaque durante a 16ª Blumenfest, a Festa das Flores. Além da exposição de flores, uma extensa programação cultural está prevista para animar quem passar pelo evento, com shows musicais, folclóricos, exposição de pintura e eleição de reis e rainhas.

 

Entre as mais de mil plantas expostas uma arte que tem total relação com o conceito da festa também será destaque: a Bauernmalerei, na tradução bauer = fazenda, malerei = pintura. Durante todos os dias do evento, o público poderá conferir as diversas peças confeccionadas por artesãos locais com a técnica, marcante por retratar elementos do campo como flores, pássaros, frutas e paisagens. São quadros, placas, utensílios, objetos de decoração, entre outros.

 

A pintura Bauernmalerei teve origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos XVII e XVIII e chegou ao Brasil, por meio dos imigrantes alemães, que encontraram uma forma alegre e de baixo custo para decorar as suas casas, em oposição à marchetaria utilizada pela nobreza.

 

Depois da Guerra dos 30 anos, os colonos alemães quiseram embelezar as suas casas, inspirados nos restauros de castelos e de templos religiosos. Como não possuíam instrução, a pintura recebeu o nome de Bauernmalerei.

 

Os recursos eram limitados, assim como o conhecimento, o que fez com que a pintura Bauer fosse um retrato da ingenuidade de quem a fazia.  É feita com cores alegres, usando-se pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos, com cargas duplas ou cargas cheias.

 

A arte espalhou-se pela Europa e pelo mundo, influenciada gradualmente por tendências artísticas e arquitetônicas. Há variações como a Rosemaling, originária das áreas rurais da Noruega, que utiliza tons mais sóbrios e a Zhostovo, tradição do povo russo, cujos motivos são ramalhetes de flores, iluminados em fundo preto.

 

Durante o Governo Vargas (1937 – 1945) foi instituído o projeto de “nacionalização”, na intenção de estabelecer um ideário nacionalista “abrasileirando” os imigrantes e sufocando sua cultura e seus saberes.

 

Esta ação do Estado Novo contribuiu significativamente para que atividades artísticas e culturais, até então praticadas pelos imigrantes alemães, fossem lentamente esquecidas. Hoje a Bauernmelerei é desenvolvida por alguns artesãos, sendo raramente encontradas peças com esse estilo no comércio, o que demanda apropriação da técnica por outras pessoas, garantindo assim a continuidade desse importante patrimônio imaterial.

 

Serviço:

Exposição Bauernmalerei

XVI Blumenfest

Data: 17 a 20 de outubro de 2013

Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro – Domingos Martins

Entrada franca

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas