Exposição: arte Bauernmalerei também é atração na Blumenfest, em Campinho

Entre os dias 17 e 20 de outubro, a cidade de Domingos Martins vai ficar ainda mais colorida. Orquídeas e bromélias são algumas das plantas que serão destaque durante a 16ª Blumenfest, a Festa das Flores. Além da exposição de flores, uma extensa programação cultural está prevista para animar quem passar pelo evento, com shows musicais, folclóricos, exposição de pintura e eleição de reis e rainhas.

 

Entre as mais de mil plantas expostas uma arte que tem total relação com o conceito da festa também será destaque: a Bauernmalerei, na tradução bauer = fazenda, malerei = pintura. Durante todos os dias do evento, o público poderá conferir as diversas peças confeccionadas por artesãos locais com a técnica, marcante por retratar elementos do campo como flores, pássaros, frutas e paisagens. São quadros, placas, utensílios, objetos de decoração, entre outros.

 

A pintura Bauernmalerei teve origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos XVII e XVIII e chegou ao Brasil, por meio dos imigrantes alemães, que encontraram uma forma alegre e de baixo custo para decorar as suas casas, em oposição à marchetaria utilizada pela nobreza.

 

Depois da Guerra dos 30 anos, os colonos alemães quiseram embelezar as suas casas, inspirados nos restauros de castelos e de templos religiosos. Como não possuíam instrução, a pintura recebeu o nome de Bauernmalerei.

 

Os recursos eram limitados, assim como o conhecimento, o que fez com que a pintura Bauer fosse um retrato da ingenuidade de quem a fazia.  É feita com cores alegres, usando-se pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos, com cargas duplas ou cargas cheias.

 

A arte espalhou-se pela Europa e pelo mundo, influenciada gradualmente por tendências artísticas e arquitetônicas. Há variações como a Rosemaling, originária das áreas rurais da Noruega, que utiliza tons mais sóbrios e a Zhostovo, tradição do povo russo, cujos motivos são ramalhetes de flores, iluminados em fundo preto.

 

Durante o Governo Vargas (1937 – 1945) foi instituído o projeto de “nacionalização”, na intenção de estabelecer um ideário nacionalista “abrasileirando” os imigrantes e sufocando sua cultura e seus saberes.

 

Esta ação do Estado Novo contribuiu significativamente para que atividades artísticas e culturais, até então praticadas pelos imigrantes alemães, fossem lentamente esquecidas. Hoje a Bauernmelerei é desenvolvida por alguns artesãos, sendo raramente encontradas peças com esse estilo no comércio, o que demanda apropriação da técnica por outras pessoas, garantindo assim a continuidade desse importante patrimônio imaterial.

 

Serviço:

Exposição Bauernmalerei

XVI Blumenfest

Data: 17 a 20 de outubro de 2013

Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro – Domingos Martins

Entrada franca

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

Confira mais Notícias

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova