O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) oferta 3.044 vagas em cursos técnicos distribuídos nos 17 campi, nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante, subsequente e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos- Proeja.
As inscrições vão até 3 de novembro, sendo o dia 4 de novembro o último para o pagamento da taxa, no valor de R$ 51. Entre as oportunidades, está o curso técnico em Agroindústria disponível nos campi de Alegre e de Venda Nova do Imigrante.
As provas do Processo Seletivo 1/2014 serão objetivas e estão marcadas para 8 de dezembro. A lista dos aprovados será divulgada em 30 de dezembro, e as aulas começam no primeiro semestre do ano.
Modalidades
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são oferecidos somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Neles, o aluno é conduzido à habilitação profissional técnica de nível médio, em curso único, realizado de forma integrada e interdependente. Não será possível concluir o ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico ou o contrário. No caso do Proeja, além do ensino fundamental completo, o candidato deve ter 18 anos e não possuir diploma do ensino médio.
Nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz somente o ensino técnico no Ifes. O candidato pode ter o diploma do ensino médio ou estar matriculado no ensino médio em outra escola, sem dependência – a concomitância pode acontecer em uma determinada série, dependendo do curso ofertado. Ao final, o aluno obterá o diploma técnico.
Já os cursos técnicos subsequentes são ofertados exclusivamente para quem tenha concluído o ensino médio, enquanto o curso técnico na modalidade Proeja- Vagas Remanescentes tem como pré-requisitos idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula e ensino médio completo. As vagas são remanescentes de editais anteriores, destinadas dentro do Proeja. O curso terá a diplomação e certificação ao seu final. Como se trata de curso único, não será possível a certificação do ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico de nível médio e vice versa.
Confira o edital do PS 1 – cursos técnicos e vagas remanescentes Proeja