Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa

De 1º a 30 de novembro será realizada em todo Espírito Santo a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, em que devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos). A campanha, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), deve contemplar aproximadamente 2,2 milhões de animais em todo o Estado.

 

A vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas, apenas no período da campanha.

 

Vacine e comprove

 

Após a vacinação, o produtor deve comparecer ao Idaf, até o dia 10 de dezembro, levando a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral. O Instituto orienta que os produtores não deixem a comprovação para os últimos dias, pois o fluxo de pessoas costuma ser grande.

 

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Davi Diniz de Carvalho, o compromisso dos produtores com a vacinação de seu rebanho é fundamental para o sucesso da campanha. “Embora erradicada do Espírito Santo, com reconhecimento internacional desde 2001, a febre aftosa é uma das maiores preocupações da agropecuária. O comprometimento com a segurança do rebanho contribui para a manutenção do status de zona livre com vacinação e para manter a habilitação à exportação para mercados exigentes como a União Europeia, Chile, Região Aduaneira, entre outros”, diz o diretor.

 

Imunização adequada

 

O coordenador no Idaf do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, José Dias Porto Júnior, orienta os produtores para que fiquem atentos aos cuidados no transporte da vacina, bem como na aplicação e no armazenamento.

 

“É importante que as vacinas sejam transportadas em recipiente isotérmico com gelo e que sejam conservadas na temperatura correta, de 2ºC a 8°C, até o momento da aplicação. Outra recomendação é quanto à substituição da agulha a cada dez animais vacinados e a limpeza da seringa e agulhas no início e ao final do procedimento, fervendo-as e guardando-as limpas e secas”, explica Porto Júnior.

 

* Saiba mais sobre a febre aftosa no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br).

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)