IJBS inaugurará mais um bazar solidário nesta sexta-feira (08)

* Redação FMZ

 

O Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS conquista mais uma generosa parceria na Região Serrana. O Instituto ajudará, com seus artesanatos, a compor um cenário de uma Vila Italiana em Pedra Azul, Domingos Martins. É o Centro Cultural Villaggio d’Italia, um empreendimento do Grupo Izoton, que será inaugurado nesta sexta-feira (08), às 8h, às margens da BR-262.

 

A expectativa é que mais de mil pessoas circulem no local por semana. “O Centro Cultural Villaggio d’Italia será um lugar aconchegante, que vai contribuir para perpetuar a história e as tradições das Montanhas Capixabas, marcadas pela imigração italiana. No espaço haverá produtos do agroturismo local, degustação de bons vinhos, lazer, sendo um ambiente para os visitantes relaxarem e saborearem delícias da região”, destaca o presidente do Grupo Izoton, Lucas Izoton, que é também Conselheiro Administrativo do IJBS.

 

O Centro Cultural abrirá espaço para fomentar artistas da região. Haverá uma galeria de artes para exposição e comercialização de obras e o espaço cedido ao Instituto Jutta Batista da Silva para exposição do artesanato. No local, também terá um posto de informações turísticas, operado pela ATPA (Associação Turística de Pedra Azul), Prefeitura de Domingos Martins e outras entidades parceiras.

 

O bazar IJBS funcionará todos finais de semana das 9h às 17h. Os produtos artesanais são trabalhos de confecção do voluntariado do IJBS, com uma linha bastante diversificada com artesanatos de 18 associações voluntárias que são produzidos em 11 municípios da região. Trabalhos esses que são comercializados em prol de projetos sociais nas cidades em que o Instituto atua.

 

Vila tipicamente italiana

 

Na entrada do empreendimento, terá o principal ponto de encontro dos frequentadores do local, o Centro Cultural Villaggio d’Italia, a Vila Italiana. Projetado para oferecer comodidade e conforto para os moradores, estará aberto ao público. O lugar perfeito para apreciar novos sabores e conhecer costumes e histórias da região.

 

Esse centro de entretenimento fica na parte externa ao condomínio, com administração privada, em parceria com associações comunitárias. São diversas opções de integração e lazer para proporcionar momentos inesquecíveis à Confraria do Villaggio d’Italia.

 

A Vila Italiana abrigará uma delicatessen, adega, confraria do vinho, cafeteria, memorial do café, artesanato, galeria de artes, memorial do imigrante, posto de informações turísticas, orquidário e playground infantil.

 

A Delicatessen terá produtos de cerca de 20 propriedades do agroturismo local, oferecendo aos visitantes o que há de melhor nas montanhas, com uma gama diversificada de produtos, como socol, queijos, bolos, geleias e doces. A cafeteria funcionará em parceria com o Café do Rafa, especializado em cafés finos e blends especiais para os paladares mais apurados.

 

A Confraria do Vinho será um espaço de confraternização para os amantes da bebida e terá com uma carta de vinhos diversificada que atenderá a todos os gostos. O Memorial do Imigrante será uma instalação estruturada com aspectos característicos da história dos imigrantes italianos, que marcam a cultura das Montanhas Capixabas, com orquidário e com artesanatos feitos pelas voluntárias do Instituto Jutta Batista da Silva.

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão