Uma noite repleta de emoção. Assim foi a abertura oficial do 1º Festival Literário de Castelo que contou com homenagens ao centenário do poeta castelense Mário Morcerf, declamações de poesias escritas por ele, e abertura das exposições “Mário Morcerf” e “Acervos”, no prédio do Centro Cultural e Turístico de Castelo, na noite dessa segunda-feira (18).
O evento contou com a participação de escritores e poetas castelenses, familiares do escritor Mário Morcerf, da presidente da Academia Feminina Espírito Santense de Letras, Silvana Sampaio, do secretário Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Antônio Lopes, e do prefeito de Castelo, Jair Ferraço.
A professora aposentada, Cecília Perim, esteve no evento e disse estar satisfeita com tudo que viu e ouviu. "É um momento muito enriquecedor para o município. Eu considero que hoje está começando uma nova era da cultura castelense. Fico feliz e acho tudo isso fantástico", disse Cecília.
“Nós filhos estamos muito felizes com a homenagem”, disse José Angelo Neto, resumindo em uma frase a alegria da família. José Ângelo é filho do poeta e pesquisar Mário Morcef, e durante o evento autografou e distribuiu o livro de sua autoria, com o título “Fórmula da Felicidade”, uma coletânea de poesias sobre perseverança, amor e o município de Castelo, escritas pelo pai Mário Morcerf.
As exposições “Mário Morcef” e “Acervos” estão abertas para visitação até o dia 22 de novembro, das 8 às 20 horas, e de 23 de novembro a 13 de dezembro, das 8 às 15 horas, no prédio do Centro Cultural e Turístico de Castelo, localizado na Rua Antônio Machado, nº 35, ao lado da Praça Três Irmãos. A entrada é gratuita e a expectativa é que durante a semana cerca de 3.000 pessoas participem dos cinco dias de evento, que tem o intuito de modificar o comportamento social diante da leitura, estimulando o hábito de ler e produzir literatura, valorizando escritores locais e envolvendo a comunidade escolar.
Saiba mais sobre o Poeta Mário Morcerf:
Mario Morcerf foi um poeta e pesquisador, nascido em 26 de janeiro de 1913 em Eugenópolis (MG). Aos 12 anos veio para Castelo, no Espírito Santo, onde viveu a maior parte da sua vida, constituiu família, escreveu poesias e soube, de uma forma peculiar, registrar em versos e prosas as imagens, fatos, sentimentos e inspirações captadas pela sua alma artística.
Também foi explorador de pedras preciosas pelas cidades capixabas, e o primeiro a achar petróleo no Estado, antes mesmo da criação da Petrobrás. Além de seu grande amor pela poesia, fato que resultou em vários prêmios e concursos, era um apaixonado pela cidade de Castelo e pela escola João Bley. “Seu Mário”, como era carinhosamente chamado, traduziu essa paixão em poesias e não por acaso, é o autor da letra do hino da Escola João Bley, em parceria com o professor Joventino Barros, o criador da música. Faleceu em 18 de dezembro de 1990, deixando um importante legado para a cultura castelense.
Confira a programação completa do Festival Literário de Castelo- Flic:
19/11/2013 – TERÇA FEIRA
09h – Contação de Histórias – Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha – "Castelinho";
14h – Mesa-redonda com escritores castelenses – Centro Cultural e Turístico de Castelo;
15h – Café literário – Centro Cultural e Turístico de Castelo;
15h – Contação de Histórias – Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha – "Castelinho";
18h – Lançamento do livro “Minha janela” e bate papo com a escritora castelense Elza Melo Soares – D. Santa – Centro Cultural e Turístico de Castelo;
19h – Apresentação dos finalistas do Projeto " Escola é Arte 2013" – Centro Cultural e Turístico de Castelo;
20/11/2013 – QUARTA FEIRA
09h – Contação de Histórias – Biblioteca Ciro Vieira da Cunha – Castelinho;
14h – Bate-papo com autores do livro “Castelo – da pré-história ao início do século XX” – André Dell´Orto Casagrande e Maria Helena Mion Barbieiro – Centro Cultural e Turístico de Castelo;
15h – Contação de Histórias – Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha – "Castelinho";
19h – Apresentação dos finalistas do Projeto " Escola é Arte 2013" – Centro Cultural e Turístico de Castelo
21/11/2013 – QUINTA FEIRA
09h – Contação de Histórias – Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha –" Castelinho";
14h – Lançamento do livro “Ao alcance da mão” e bate-papo com a escritora castelense Maria Lília Astori Zanúncio – Centro Cultural e Turístico;
15h – Contação de Histórias – Biblioteca Ciro Vieira da Cunha – Castelinho;
20h – Lançamento do livro “Por Trás do Espelho” da escritora castelense Emanuelle Fiorese Garcia – “Nelly Garcia” – contemplada com edital da SECULT – Centro Cultural e Turístico.
22/11/2013 – SEXTA FEIRA
19h – Entrega do "Troféu Novo Poeta de Castelo" – Centro Cultural e Turístico de Castelo