Noite de homenagens na abertura do Festival Literário de Castelo

Uma noite repleta de emoção. Assim foi a abertura oficial do 1º Festival Literário de Castelo que contou com homenagens ao centenário do poeta castelense Mário Morcerf, declamações de poesias escritas por ele, e abertura das exposições “Mário Morcerf” e “Acervos”, no prédio do Centro Cultural e Turístico de Castelo, na noite dessa segunda-feira (18).

 

O evento contou com a participação de escritores e poetas castelenses, familiares do escritor Mário Morcerf, da presidente da Academia Feminina Espírito Santense de Letras, Silvana Sampaio, do secretário Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Antônio Lopes, e do prefeito de Castelo, Jair Ferraço.

 

A professora aposentada, Cecília Perim, esteve no evento e disse estar satisfeita com tudo que viu e ouviu. "É um momento muito enriquecedor para o município. Eu considero que hoje está começando uma nova era da cultura castelense. Fico feliz e acho tudo isso fantástico", disse Cecília.

 

“Nós filhos estamos muito felizes com a homenagem”, disse José Angelo Neto, resumindo em uma frase a alegria da família. José Ângelo é filho do poeta e pesquisar Mário Morcef, e durante o evento autografou e distribuiu o livro de sua autoria, com o título “Fórmula da Felicidade”, uma coletânea de poesias sobre perseverança, amor e o município de Castelo, escritas pelo pai Mário Morcerf.

 

As exposições “Mário Morcef” e “Acervos” estão abertas para visitação até o dia 22 de novembro, das 8 às 20 horas, e de 23 de novembro a 13 de dezembro, das 8 às 15 horas, no prédio do Centro Cultural e Turístico de Castelo, localizado na Rua Antônio Machado, nº 35, ao lado da Praça Três Irmãos. A entrada é gratuita e a expectativa é que durante a semana cerca de 3.000 pessoas participem dos cinco dias de evento, que tem o intuito de modificar o comportamento social diante da leitura, estimulando o hábito de ler e produzir literatura, valorizando escritores locais e envolvendo a comunidade escolar.

 

Saiba mais sobre o Poeta Mário Morcerf:

 

Mario Morcerf foi um poeta e pesquisador, nascido em 26 de janeiro de 1913 em Eugenópolis (MG). Aos 12 anos veio para Castelo, no Espírito Santo, onde viveu a maior parte da sua vida, constituiu família, escreveu poesias e soube, de uma forma peculiar, registrar em versos e prosas as imagens, fatos, sentimentos e inspirações captadas pela sua alma artística.

 

Também foi explorador de pedras preciosas pelas cidades capixabas, e o primeiro a achar petróleo no Estado, antes mesmo da criação da Petrobrás. Além de seu grande amor pela poesia, fato que resultou em vários prêmios e concursos, era um apaixonado pela cidade de Castelo e pela escola João Bley. “Seu Mário”, como era carinhosamente chamado, traduziu essa paixão em poesias e não por acaso, é o autor da letra do hino da Escola João Bley, em parceria com o professor Joventino Barros, o criador da música. Faleceu em 18 de dezembro de 1990, deixando um importante legado para a cultura castelense.

 

Confira a programação completa do Festival Literário de Castelo- Flic:

 

19/11/2013 – TERÇA FEIRA

 

09h – Contação de Histórias – Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha – "Castelinho";

14h – Mesa-redonda com escritores castelenses – Centro Cultural e Turístico de Castelo;

15h – Café literário – Centro Cultural e Turístico de Castelo;

15h – Contação de Histórias – Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha – "Castelinho";

18h – Lançamento do livro “Minha janela” e bate papo com a escritora castelense Elza Melo Soares – D. Santa – Centro Cultural e Turístico de Castelo;

19h – Apresentação dos finalistas do Projeto " Escola é Arte 2013" – Centro Cultural e Turístico de Castelo;

 

20/11/2013 – QUARTA FEIRA

 

09h – Contação de Histórias – Biblioteca Ciro Vieira da Cunha – Castelinho;

14h – Bate-papo com autores do livro “Castelo – da pré-história ao início do século XX” – André Dell´Orto Casagrande e Maria Helena Mion Barbieiro – Centro Cultural e Turístico de Castelo;

15h – Contação de Histórias – Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha – "Castelinho";

19h – Apresentação dos finalistas do Projeto " Escola é Arte 2013" – Centro Cultural e Turístico de Castelo

 

21/11/2013 – QUINTA FEIRA

 

09h – Contação de Histórias – Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha –" Castelinho";

14h – Lançamento do livro “Ao alcance da mão” e bate-papo com a escritora castelense Maria Lília Astori Zanúncio – Centro Cultural e Turístico;

15h – Contação de Histórias – Biblioteca Ciro Vieira da Cunha – Castelinho;

20h – Lançamento do livro “Por Trás do Espelho” da escritora castelense Emanuelle Fiorese Garcia – “Nelly Garcia” – contemplada com edital da SECULT – Centro Cultural e Turístico.

 

22/11/2013 – SEXTA FEIRA

 

19h – Entrega do "Troféu Novo Poeta de Castelo" – Centro Cultural e Turístico de Castelo

Confira mais Notícias

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Natal de Domingos Martins terá neve artificial e diversas atrações

Venda Nova do Imigrante lança editais para fomento de projetos culturais