Por Leandro Fidelis
Um salto ainda mais alto. A vendanovense Aline Viana Belisário, de 14 anos, vai representar o Brasil no Campeonato Sul Americano de Atletismo Mirim, em dezembro, no Chile. A atleta vai tentar o título no salto em altura.
Aline conquistou a vaga depois da 2ª colocação nos Jogos Escolares, no mês passado, em Poços de Caldas (MG). Com a marca de 1,52m, ela só ficou atrás da carioca, com 1,58m. É a primeira vez que um atleta de Venda Nova participa de uma competição de nível continental.
É uma emoção muito grande e responsabilidade ao mesmo tempo representar o Brasil. Estou feliz porque treino há vários anos por esta colocação, diz Aline, que cursa a 8ª série da Escola Estadual Fioravante Caliman.
A estudante treina desde a 5ª série e coleciona 38 medalhas conquistadas em campeonatos municipais e estaduais. De segunda à sábado, ela se prepara das 7h às 10h no pátio da escola e intensifica os exercícios em semana de competição. Na preparação para o Brasileiro, por exemplo, torceu o pé na véspera e por pouco não ficou de fora da disputa pela vaga no Sul-Americano.
O programa de treinamento, preparado pelo técnico e voluntário Austro Holanda, chega via Internet. Em Venda Nova, a professora de educação física Aldi Caliman, a Dé, também dedica sua boa vontade na preparação da atleta.
Quando os estudantes vêem atletas brasileiros no pódio, muitos pensam ser uma realidade distante. A diferença está em acreditar e foi o que Aline fez, diz Dé.
A mãe da atleta, a empregada doméstica Lúcia Helena Viana, 36, não esconde a felicidade. Estou muito feliz. Aline participa de campeonatos há anos. Não tenho palavras para descrever essa emoção.
Na Câmara
Na sessão desta terça, Aline Belisário usou a tribuna livre para agradecer o apoio dos treinadores. A atleta também pautou os comentários dos vereadores. Eunice Caliman- PV ressaltou ser Aline uma aluna disciplinada e com boas notas na escola.