Doação de medula óssea: jovem com leucemia comove comunidade

•Por Leandro Fidelis

Um jovem com leucemia, uma comunidade sensibilizada, uma esperança. A campanha para arrumar doadores de medula óssea compatível com a de Adilson Baldo Andreão (24) mobiliza Venda Nova e região.

Amanhã, das 8 às 16h, a unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo- Hemoes estará na cidade para coletar sangue. O atendimento será no pátio da rodoviária (saiba abaixo como participar).

Panfletagem, faixas, outdoors, rádios, Orkut e o simples boca-a-boca tornaram o drama de Adilson conhecido até na Grande Vitória. Elisete Cassaro, amiga da família, disse que a campanha foi divulgada em faculdades na capital e um ônibus trará doadores de Castelo para a sede do Hemoes.

Em Venda Nova, amigos e parentes aguardam dezenas de voluntários amanhã. “Os moradores são solidários e mostram boa vontade nessas horas. Conseguimos até apoio para a impressão do material e carro de som”, afirma a auxiliar contábil Graciele Pagio, outra amiga envolvida na mobilização.

Luta

Adilson Andreão descobriu a doença em maio do ano passado. Desde então, vinha superando-a com medicamentos e sessões de quimioterapia. De acordo com familiares, recentemente o quadro de saúde se agravou e a única esperança é o transplante.

“A família Andreão fez o teste, mas deu negativo. Quanto mais doadores registrados, maior a chance de encontrar um compatível”, disse o vereador Chico Foleto- PSB, na sessão da Câmara da última terça. Outros vereadores também fizeram um apelo.

Comovida com o caso, a administradora Vanessa Tavares vai se cadastrar amanhã. “Não custa nada fazer para ajudar alguém que está lutando pela vida. A gente nunca sabe se vamos precisar um dia”.

A medula óssea é a matriz do sangue que contém as células que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Ela está localizada na parte interna dos ossos, o que nós conhecemos como “tutano do osso”.

Para o teste, coleta-se apenas 10ml de sangue. Como na doação de sangue, as células se refazem rapidamente. Todo o material pertencerá ao Banco da Dados do Hemoes, já que muitos pacientes no Estado esperam um doador compatível.

Para doar, os requisitos são:

– Ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde;

– Fornecer sua identidade e endereço;

– Se for doador compatível, outros testes sangüíneos serão necessários;

– Se a sua compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir sobre a doação;

– Se você optar pela doação, receberá mais informações e será avaliado por um clínico

Locais para cadastramento de doadores de medula óssea:

Centro de Hemoterapia e Hematologia do ES- Hemoes

Av. Marechal Campos, 1.468- Maruípe- Vitória

CEP.: 29.040-090

Tel.: (27) 3137-2438/2444

Horário de coleta: de 2ª à 5ª feira, das 7h ás 18h30

6ª feira, das 7 às 12h

Sábado, das 7 às 18h30

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão