Os vencedores do 2º Prêmio Estadual de Conilon de Qualidade serão conhecidos nesta quarta-feira (18). A solenidade de premiação será realizada no Parque de Exposições de Carapina, na Serra, às 10 horas, e além da premiação, os campeões das categorias “Conilon Natural” e “Conilon Cereja Descascado” terão o café utilizado no Campeonato Mundial de Baristas, que acontece na Itália, em junho 2014.
“Cada vez mais o Conilon conquista qualidade e espaço nos mercados tradicionais de cafés especiais. O avanço na qualidade do produto é um caminho sem volta, que garante mercado e melhores preços aos cafeicultores, ainda mais em épocas de crise nos preços dos cafés tradicionais”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Ao todo 192 cafeicultores de 36 municípios capixabas inscreveram 276 amostras para concorrer no 2º Prêmio Estadual de Conilon de Qualidade. Deste total, 160 amostras foram selecionadas para a etapa final com classificação sensorial acima de 80 pontos, o que caracteriza os cafés Conilon do Espirito Santo como “Finos”.
De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, os cafés melhores colocados atingirão classificação acima de 90 pontos na avaliação final. “Os cafés Conilon do Espírito Santo já podem ser considerados os melhores do mundo, não tenho dúvida que encontraremos cafés da mais alta qualidade, podendo estar em blend com qualquer café do mundo”, completa.
Na avaliação do Prêmio são observados os aspectos físicos e sensoriais dos cafés, dentro do Protocolo de Degustação de Robustas Finos, e as amostras serão torradas de acordo com as normas da Specialty Coffee Association of América (SCAA). A etapa final de avaliação, que acontece nesta segunda-feira (16), estarão presentes os melhores degustadores de café de Conilon do Estado.
De acordo com o degustador da Conilon Brasil, Arthur Fiorott, a grande quantidade de amostras selecionadas para a avaliação final é o resultado do trabalho do produtor no campo aparecendo na xícara de café.
Nesta edição, os cinco primeiros colocados das categorias “Conilon Natural” e “Conilon Cereja Descascado” vão receber R$ 40 mil, entre equipamentos, insumos e premiação em dinheiro.