Moradores de Limoeiro esperam água tratada e telefonia celular

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

Os moradores do distrito de Limoeiro, em Castelo, aguardam ansiosos a implantação do serviço de tratamento de água. Eles, que se abastecem de poços artesianos ou de nascentes, esperam poder contar com o serviço em breve. Além de água encanada, o Governo do Estado prometeu implantar estrutura para viabilizar a telefonia móvel e internet 3G na localidade.

 

O servidor público Reginaldo Desteffani (40) é um dos moradores de Limoeiro que devem se beneficiar com o serviço de tratamento de água. Atualmente, ele e a família se abastecem de uma nascente que atende várias casas. Além das nascentes, a única fonte de água disponível na localidade são os poços artesianos. “Na época da seca, a quantidade de água diminui e algumas famílias costumam ficar sem abastecimento”, explica o servidor.

 

 

A escola da comunidade, que funciona em tempo integral, também usa poços artesianos. “Geralmente não temos problemas com falta de água porque temos dois poços para atender a escola. O problema é quando falta energia elétrica, pois as bombas param de funcionar e não podem puxar a água dos poços”, conta Jordana Camporez (29), que é servente da escola há onze anos.

 

 

Além da água tratada, os moradores de Limoeiro também esperam pela implantação do serviço de telefonia móvel. A região não tem cobertura celular e, para conseguir fazer uma ligação, só utilizando antenas. Mesmo assim, nem sempre o telefone funciona. Na Gruta do Limoeiro, importante ponto turístico de Castelo, o telefone é móvel, mas fica preso ao fio da antena. “A gente precisa muito do telefone para agendar visitas de turistas, mas o celular funciona em um dia e no outro já não tem mais sinal e, quando tem, a ligação não é de qualidade”, conta Maria Destefani Bruneli (52), que trabalha na administração da gruta.

 

 

A previsão da secretaria de obras de Castelo é de que o serviço de tratamento de água seja inaugurado até 2015. A obra deve custar quase um milhão e meio de reais. Já o serviço de telefonia celular não tem data prevista para começar a funcionar. Porém, em evento realizado na localidade de Estrela do Norte, em Castelo, na manhã de segunda-feira (27), o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou que a operadora vencedora da licitação está concluindo o levantamento técnico para instalação do serviço em Limoeiro.

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper