* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
No próximo dia 07 de fevereiro, o Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante vai ser palco de um drama feito para provocar reflexão. A peça “Mefisto”, montada pela companhia Teatro Urgente, traz enredo baseado em obras clássicas de Goethe e Klaus Mann e usa elementos contemporâneos, como vídeos projetados na plateia, para contar a história sombria de um homem que vendeu a cabeça. O ingresso é gratuito.
A peça narra a história de um artista que vendeu a cabeça ao Estado Nazista. “Esse artista se rendeu ao nazismo quando Hitler tomou o poder, por isso a metáfora de ele ter vendido a cabeça. A montagem mistura dança e vídeo e é de forte impacto visual, bonito de ver. Tem um clima sombrio, de suspense e um texto com humor sutil”, conta Marcelo Ferreira, que dirige e atua na peça.
Durante a apresentação, são projetados vídeos na plateia. “Esse estilo de espetáculo está em evidência em várias partes do mundo, onde as companhias de teatro buscam novas linguagens e novas formas de contar uma história ou tratar de algum assunto da época”, explica Marcelo. Ao fim do espetáculo, o público é lavado a refletir. “Fico feliz que as pessoas vão para casa pensando no que viram. Não se trata mais de ‘gostei’ ou ‘não gostei’, ‘entendi’ ou ‘não entendi nada’. Quero estimular a percepção, o pensamento do público”, revela o diretor.
Serviço:
A peça será apresentada dia 07 de fevereiro (sexta-feira), no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova, às 20h. O ingresso é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 3546-3062. A classificação etária é 14 anos.