* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Uma abóbora com quase 100 quilos virou atração em um sítio de Venda Nova do Imigrante. O fruto levou cerca de 40 dias para atingir esse tamanho e deve continuar crescendo. O dono da abóbora, o agricultor Francisco Ambrosim (48), conta que a semente foi adquirida pela internet e que pretende fazer uma festa na época da colheita.
O agricultor revela que a semente foi adquirida por um amigo, que fez a compra pela internet. “Ele me deu duas sementes. Eu plantei em novembro de 2013. No dia 31 de dezembro, apareceu uma flor. Agora já está pesando quase 100 quilos”, conta Francisco. Ele diz que o fruto não exige cuidados especiais. “É só adubar e controlar pragas, mas eu plantei com muito carinho”, revela Francisco.
De acordo com ele, a planta é da espécie Dills Atlantic, uma variedade nativa dos Estados Unidos, país onde é muito utilizada em concursos de abóboras gigantes. A ideia do agricultor é fazer uma festa quando o fruto estiver maior. “A gente não sabe se ela é comestível, mas queremos fazer um evento festivo na hora da colheita. Talvez até realizemos um concurso para envolver as pessoas”, explica Francisco. A abóbora tem potencial para atrair curiosos. Várias pessoas aparecem todos os dias para conhecê-la. “Tivemos que colocar placas pedindo para as pessoas não mexerem, para não estragar a planta”, conta o agricultor.
Quem quiser conhecer a abóbora gigante pode visitar o Sítio Ambrosim, que fica na localidade de Cachoeira Alegre, área rural de Venda Nova. O acesso ao sítio fica no quilômetro 111,5 da BR 262. O telefone para informações é o (28) 3546-6635.