* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
A partir desta quarta-feira (05) inicia-se um período especial para os cristãos católicos. É a Quaresma, período de 40 dias em que os fiéis se dedicam à reflexão e oração. A Igreja celebra com cor e liturgias especiais para esse período, que serve como uma preparação para a Páscoa.
O pároco de Venda Nova do Imigrante, Luiz José Vidalgo, conta que a Quaresma é um chamado para reforçar a espiritualidade. “Nesse período, A Igreja faz um convite à oração. É um tempo de reflexão. Neste ano, o tema maior para reflexão é o tráfico de pessoas, que é abordado na Campanha da Fraternidade, mas também é o momento de intensificar a relação com Deus, com o próximo e consigo mesmo”, explica o padre.
A Quarta-feira de Cinzas, como é chamado o dia após o carnaval, marca o início da Quaresma. É nesta data que acontecem as missas em que os fiéis católicos são marcados com cinzas. “As cinzas significam estar voltado para Deus através da penitência, que é uma forma de ajudar na oração, educar o corpo e os desejos. A renúncia de algo que achamos importante pode nos fazer descobrir que aquilo não é de fato tão importante”, explica o pároco.
A cor usada das igrejas católicas durante a Quaresma é o roxo. “É uma cor que significa maior espiritualidade”, diz padre Luiz. O período da Quaresma termina na Semana Santa, que antecede a Páscoa. “Na Páscoa é quando celebramos o renascimento de Jesus Cristo e também de nós mesmos, depois das reflexões que fazemos na Quaresma”, explica Padre Luiz Vidalgo.
Confira o horário e locais em Venda Nova onde acontecerão missas nesta Quarta-feira de Cinzas:
* Todos as missas acontecerão às sete da noite nas seguintes comunidades:
São Roque
São Pedro
Caxixe
Santa Rita (Vila da Mata)
Santa Terezinha (Vila Betânea)