Financiamento para produtores de café investirem em tecnologia

Investir na qualidade do produto e em novas tecnologias é fundamental para os produtores de café que querem aumentar o valor de mercado de seu cultivo. E para orientar os produtores capixabas a respeito das técnicas mais adequadas de colheita e secagem do grão e oferecer financiamento para a realização das adequações necessárias nas propriedades, o Bandes participa dos treinamentos promovidos pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) em diversos municípios capixabas até o mês de abril.

 

Nesta terça-feira (11) é a vez dos produtores de Alfredo Chaves receberem o treinamento. Já na quarta (12), cafeicultores de Santa Leopoldina participam de palestras enfatizando todo o processo de colheita e pós-colheita, uso adequado de secadores de café e uso, quando for o caso, de terreiros cobertos obedecendo aos critérios gerados em pesquisas realizadas pelo Cetcaf.

 

De acordo com o gerente de relacionamento do Bandes Leonardo Vidal, que participa dos encontros para orientar os produtores a respeito das alternativas de financiamento oferecidas pelo banco, o acesso ao crédito possibilita aos produtores investir na melhora da produtividade e da qualidade de seus produtos.

 

“Os treinamentos realizados pelo CETCAF, com apoio do Bandes, são importantes ferramentas para levar novas técnicas de produção e beneficiamento aos produtores capixabas. O tema Café com qualidade – Colheita e Pós-Colheita, abordado nos encontros deste ano vai de encontro com a política institucional adotada pelo Bandes, que é levar o desenvolvimento aos agricultores do Espírito Santo, através da melhoria da qualidade de seus produtos. Estas reuniões são grandes oportunidades de estreitar o relacionamento dos clientes com o Bandes, através da apresentação das alternativas de crédito para a cafeicultura, principal atividade agrícola do Espírito Santo, como o Programa de Cafés Especiais, cujo objetivo é aumentar a oferta de cafés de qualidade no mercado”, destaca Leonardo.

 

Até o mês de abril cafeicultores de São José do Calçado, Apiacá, Atílio Vivácqua, Castelo, Domingos Martins, Ibitirama, Conceição do Castelo, Iúna e Irupi receberão o treinamento do Cetcaf com o apoio do Bandes. Os municípios de Nova Venécia, Vila Valério, São Domingos, Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu, Laranja da Terra, Ibiraçu e Fundão já receberam o treinamento Café Com Qualidade.

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS