Investir na qualidade dos cafés, através de novas tecnologias na região do distrito de Limoeiro. Esse é o objetivo do evento gratuito que será realizado na próxima terça-feira (25), no Centro de Visitantes da Gruta do Limoeiro, localizado no Distrito de Limoeiro, exclusivamente voltado para produtores de café arábica ou conilon daquela região.
O evento faz parte do Programa “Café com Qualidade. Colheita e Pós Colheita”, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, que vai contar com palestras, visitas técnicas, distribuição de material didático, transporte dos participantes e refeições durante a programação, com início às sete e meia da manhã e previsão de término às quatro e meia da tarde.
A promoção é da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, do Senar, do Incaper, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Café- Cetcaf, do Sindicato Rural de Castelo, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo.
O secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, informa que o evento será uma ótima oportunidade para o cafeicultor aprender novas técnicas para trabalhar com café de qualidade. “A região de Limoeiro não tem esse foco, por isso, vamos levar o programa para lá e mostrar que é possível cultivar uma cultura de qualidade na região. É muito importante a participação dos cafeicultores.”
Segundo o técnico agrícola e degustador de cafés da Secretaria Municipal de Agricultura, Rondinélio Sartori, os cafeicultores vão poder comprovar que na região é possível se produzir café de qualidade. “Vamos incentivar os produtores de Limoeiro a investir nessa cultura, que hoje, é mais rentável”, explicou Rondinélio que no dia do evento vai ministrar a palestra sobre “Procedência causas e formas de evitar defeitos na produção de café enfatizando o processo de colheita e pós colheita”.
O evento é gratuito e para participar não é preciso fazer inscrição. As palestras são direcionadas para pessoas ligadas ao cultivo de cafés, arábica ou conilon, da região do Distrito de Limoeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (28) 3542-8533.