Crianças vendanovenses conhecem história dos índios Puris-Coroados

Oca, cocar, arco e flecha, balaio de bambu, sementes e vestimentas. Esses e outros objetos estão expostos no Centro de Visitantes da Gruta do Limoeiro, localizado no Distrito de Limoeiro, interior de Castelo. A exposição faz parte da programação em comemoração ao mês do índio, que acontece na Gruta durante o mês de abril e vai contar a história dos Puris-Coroados, tribo indígena que viveu na região.

 

A primeira escola a participar da programação foi o Centro de Educação e Cultura "Saber"- Coopeducar, de Venda Nova do Imigrante, que levou 30 alunos, com idade de sete e dez anos, para passar a tarde dessa quinta-feira (03) conhecendo a história e objetos dos índios. Durante a visita, todos os alunos usaram cocar e tiveram os rostos pintados. A programação começou no “Memorial da Gruta”, onde a turismóloga e guia turística Bianca Rodrigues contou um pouco da história e das características dos Puris-Coroados.

 

“Esses índios eram distinguidos como mansos e habitavam as regiões do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 1979, o renomado arqueólogo Celso Perota conduziu trabalhos de escavação arqueológica no local e encontrou fósseis e outros vestígios da presença humana datados de cinco mil anos atrás”, explicou a turismóloga aos alunos, que ficaram atentos e surpresos com as informações.

 

Em seguida, as crianças se divertiram tirando fotos na tapadeira que mostra a figura de um índio, entraram na reprodução de uma oca, conheceram os adereços indígenas que estavam expostos e participaram de diversas brincadeiras.

A professora que acompanhou a turma, Karem Hamer, disse ter ficado muito satisfeita com tudo o que viu. “Estamos estudando arqueologia na disciplina de Estudos Sociais e participar dessa programação com certeza vai acrescentar muito no aprendizado dessas crianças”, comentou a professora da escola de Venda Nova do Imigrante.

 

No final da programação os estudantes colocaram os capacetes, pegaram as lanternas e, acompanhados da guia turística, foram conhecer o interior da Gruta do Limoeiro, um passeio que teve duração de 40 minutos e que deixou os estudantes eufóricos.

A visitação acontece de terça a domingo, das nove às 16 horas, com programação especial para escolas por causa do mês do índio. Porém, devido ao grande número de interessados dos municípios vizinhos, a programação vai se estender também durante todo o mês de maio. As visitas devem ser agendadas de segunda a sexta-feira, entre sete e 13h, através do telefone da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (28-3542-8532) ou, de terça a domingo, entre nove e 16h, pelo número do Paiol da Gruta (28-99986-1542).

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão