Domingos Martins se prepara para o Festival de Inverno

O tradicional Festival de Inverno de Domingos Martins só acontece em julho, entre os dias 18 e 27, mas os organizadores trabalham desde o início do ano para deixar tudo pronto a tempo. Em 2014, a Prefeitura retoma a organização do Festival, que conta com apoio do Governo do Estado, Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e patrocinadores. Na 21ª edição do evento, a ideia é proporcionar experiência diferenciada com a música.

 

A organização promete fazer um evento em que a música não seja apenas ouvida. “Nosso objetivo é que cada um que por aqui passar durante os dez dias de Festival não só ouça, mas sinta, respire e viva a música. Para isso, estamos trabalhando em comissões para que moradores, alunos, turistas e participantes tenham momentos inesquecíveis de interação musical”, ressaltou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn.

Para organizar a estrutura do Festival, foram montadas comissões formadas por servidores municipais e do Governo Estadual, além de Conselhos e Associações Municipais. “O objetivo é que possamos envolver a comunidade para uma construção coletiva de nosso Festival. Entre os comitês estão: o responsável pelo trânsito, o de serviços básicos, infraestrutura, pedagógico e artístico, hospitalidade e receptividade, entre outros, importantíssimos para fazermos um brilhante evento”, acrescentou Bleidorn.

 

Oficinas

 

Uma das interfaces mais características do evento é a de aperfeiçoamento musical, por meio de oficinas de capacitação que permitem potencializar a qualidade técnica em diversos instrumentos. “O Festival se caracteriza, sobretudo, pelo incentivo à prática da música instrumental, pelo intercâmbio entre músicos de procedências diversas e pelos aprimoramentos técnicos, por meio de oficinas com professores de renome nacional e internacional. Além de estimular a convivência enriquecedora e saudável com a música de qualidade”, destaca o coordenador artístico e pedagógico do evento, Erlon Paschoal.

Além de diversas apresentações musicais em Domingos Martins, o Festival oferecerá 32 oficinas distribuídas pelos distritos da Sede, Paraju, Melgaço e Aracê – e outras nas cidades vizinhas de Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Serão cursos de Canto Popular, Clarinete, Contrabaixo Elétrico, Flauta, Piano, Regência Coral, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba e Bombardino, Viola, Violão Popular, Violino, Concertina, Sanfona e Violoncelo, entre outras. As inscrições para as oficinas, a programação e o site oficial do evento serão lançados nos próximos dias.

Confira mais Notícias

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Natal de Domingos Martins terá neve artificial e diversas atrações

Venda Nova do Imigrante lança editais para fomento de projetos culturais