* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
As voluntárias da Pastoral da Saúde de Venda Nova do Imigrante apresentaram, na tarde desta sexta-feira (25), a nova sede em que vão atuar. O novo espaço fica no bairro Vila Betânea e vai proporcionar melhores condições de trabalho para as mulheres que prestam serviços à população há 25 anos.
A nova sede foi construída com recursos dos governos Federal e Municipal. Na cerimônia de apresentação, o pároco de Venda Nova, Luiz José Vidalgo, abençoou o novo espaço e falou da importância do trabalho das voluntárias. “A Pastoral da Saúde age cuidando do ser humano, através da prevenção de doenças. Se houver algum problema, elas ajudam a tratar, mas a área de atuação maior é a prevenção”, explica o padre.
A coordenadora da Pastoral, Cila Betini, contou a trajetória das voluntárias desde o início das atividades do grupo. “Nós começamos em 1989 fazendo chás com plantas que conhecíamos. Aprendemos muitas coisas com nossos avós, que costumavam tomar chás para curar os problemas de saúde que sofriam. Com o tempo, fizemos vários cursos e recebemos apoio de médicos e pessoas que nos ajudaram até aqui”, disse a coordenadora.
Atualmente, a Pastoral é apoiada pela Prefeitura de Venda Nova, Incaper, Rotary Clube e outros colaboradores. São 82 mulheres que atuam em duas frentes. Metade delas trabalha na fabricação dos medicamentos fitoterápicos e as outras fazem visitas às residências e ao hospital. “Quando começamos, Venda Nova era recém-fundada. Ajudamos muito o poder público naquela época porque levávamos as necessidades das pessoas até a prefeitura”, relembra Cila.
Para a voluntária Ana de Lourdes Guimarães Rosa (57), o novo espaço deixou a preparação de fitoterápicos melhor e mais agradável. Ela está na Pastoral há 14 anos e se sente contente com a nova sede. “Agora temos um espaço maior, com capela e sala para reuniões. É muito bom ver o resultado do nosso trabalho, que fazemos com dedicação. Tem pessoas que vêm de longe nos procurar”, se orgulha Ana.