Geral

Samu não manda ambulância e amigos de paciente se revoltam

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

Alunos de um curso de beleza ficaram revoltados com o atendimento do SAMU a uma colega na manhã dessa terça-feira (29). De acordo com eles, a médica que fez o atendimento telefônico não quis enviar a ambulância até o bairro Vila Betânea, em Venda Nova do Imigrante, para socorrer a jovem, que apresentava dor no peito e dormência no corpo. A amiga da paciente, que fez a ligação telefônica, também reclamou de ter sido mal atendida.

 

O caso aconteceu por volta das 10h. Durante o curso, uma das alunas passou mal. Os amigos, então, ligaram para o Samu. “A atendente passou o telefone para uma médica, que fez várias perguntas. Ela pediu para falar com a minha amiga que estava passando mal, mas ela não tinha condições de falar. A médica queria ouvir a respiração dela e disse que não mandaria a ambulância por causa de pouca coisa”, contou Elen Permanhane (27), que fez a ligação para o Samu.

Sem atendimento da ambulância, os amigos pediram ajuda a uma cliente do salão de beleza em que faziam o curso para levar a paciente até o Hospital Padre Máximo. “Nós a levamos carregada para o carro, porque estava desmaiada. Tivemos medo que fosse um problema no coração, por causa das dores no peito que ela sentia”, contou Júnior Tedesco Jubini (21), que ajudou a socorrer a amiga.

 

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a gravação do atendimento realizado neste caso foi analisada pelo diretor do Samu. De acordo com a assessoria, o procedimento adotado pela médica que atendeu o chamado foi padrão e que a profissional não atendeu mal a ligação.

 

A assessoria informou também que o Samu só atende casos em que há risco à vida do paciente e que, durante o contato telefônico, a médica identificou que não se tratava de um caso grave e, por isso, não disponibilizou a ambulância para socorrer a paciente.

 

A jovem foi levada ao hospital e liberada uma hora depois. De acordo com ela, os médicos do hospital disseram que os sintomas foram causados por uma crise de ansiedade.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho