Semana de Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea em Castelo

Nos próximos dias 08 e 09, quinta e sexta-feiras, das 8 às 17 horas, vai acontecer a 7ª Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea, na Praça Três Irmãos, em Castelo. A iniciativa do Rotary Clube da cidade tem o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, e tem o objetivo de salvar vidas.

 

A campanha vai contar com uma unidade móvel do Hemoes (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo) e uma equipe de médicos e paramédicos vindos de Vitória, para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. O objetivo é registrar o maior número possível de pessoas para cadastro de medula óssea, e colher 100 bolsas de sangue por dia, que é o limite da capacidade de armazenamento da unidade móvel. Depois de colhidas, as bolsas de sangue serão encaminhadas de Castelo para Vitória, e repassadas para os hospitais da rede pública estadual.

 

"Esta é a primeira campanha que realizamos este ano em Castelo. Em 2013 foram duas. Em cada uma delas nós conseguimos mais de 100 bolsas de sangue e cerca de 90 cadastros de medula óssea. A expectativa agora é de superar esse número e quem sabe até atingir o limite da unidade móvel, com 100 bolsas de sangue, afinal, nosso povo é gentil e o sangue não se pode fabricar", informou José Francisco Targa, presidente do Rotary Clube de Castelo, e um dos organizadores da campanha.

 

Doar sangue exige alguns cuidados: não deve doar quem estiver gripado, com alguma virose ou infecção, quem fez cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de seis meses, tem histórico recente de DST, ou quem tem ou já teve hepatite (após dez anos de idade), doença de chagas, malária, sífilis, vírus HIV ou Aids, ou passou por cirurgia cardíaca.

 

Podem participar da Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea, pessoas entre 16 e 67 anos, que estejam portando algum documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável. É necessário ainda, ter mais de 50 quilos e estar gozando de boa saúde. Para quem for doar pela manhã, pode estar alimentado com café da manhã, e à tarde, a doação deverá ser no mínimo três horas após o almoço.

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper