Dois importantes nomes para Venda Nova do Imigrante foram homenageados no último sábado (10). Nelson Mieis e Ivana Casagrande Scabelo receberam homenagens póstumas na Câmara de Vereadores durante Sessão Solene de 26 anos de emancipação do município. Nelson e Ivana tiveram em comum o trabalho que ajudou a transformar realidades locais.
Nelson Mieis foi comerciante e trabalhou para o desenvolvimento da localidade de Caxixe, comunidade onde morou por muitos anos com a família. Ele começou sua vida no comércio em uma pequena venda. Com o passar dos anos, tornou-se proprietário de um supermercado, de uma loja de material de construção, de um posto de gasolina e de uma empresa de ônibus. Os negócios existem até hoje e são administrados por seus filhos e netos.
Para um dos netos de Nelson, Wesley Mieis, só quem conheceu seu avô sabe como ele batalhou para conquistar seus objetivos e como ensinou a família a vencer desafios. “Posso falar que o aprendizado foi muito importante, pois ele deixou um legado de sempre fazer o bem”, declarou Wesley. A homenagem foi entregue a Arlinda Maria Pianzola Mieis, viúva de Nelson, e a Wesley.
Já Ivana Casagrande Scabelo foi homenageada por sempre ter participação ativa na comunidade. Ela realizou trabalhos na Igreja e em entidades do Município. Ivana se destacou na luta pela manutenção da cultura dos imigrantes italianos. Para isso, ela era voluntária da Festa da Polenta, participava do grupo de dança Granello Giallo e presidiu a Associação Trevisani Nel Mondo de Venda Nova do Imigrante, entidade voluntária que reúne descendentes de italianos do Treviso (Veneto) e mantém suas tradições.
Na área profissional, Ivana se destacou no Centro de Integração Empresa Escola-CIEE. Ela começou a trabalhar na instituição em 2002, como estagiária, e foi uma das incentivadoras da abertura de um escritório em Venda Nova do Imigrante, que foi inaugurado também em 2002 para atender 11 municípios da região.
Ivana já tinha recebido a Medalha do Mérito Municipal, em 2012, pelo trabalho que desenvolveu no CIEE. Na ocasião, a instituição completou dez anos de funcionamento em Venda Nova. A homenagem póstuma foi entregue aos pais de Ivana, Luis Carlos Scabelo e Maria Rosa Casagrande Scabelo.
As homenagens póstumas foram aprovadas pelo decreto legislativo nº 099/2014, na Sessão Ordinária do dia 6 de maio deste ano.