Nesta quarta-feira (04), moradores de Domingos Martins terão a oportunidade de verem o concerto “Viver e Ouvir – Violino, Piano e Marionetes”, no auditório da Escola Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho, a partir das 19 horas.
O concerto será executado pelo violinista Jerzy Milewski e a pianista Aleida Schweitzer, sendo que a música ganhará interpretações com marionetes produzidas e manipuladas por Bruno Descaves, em um espetáculo com muita ação, humor e surpresas. O repertório irá apresentar Bach, Venuti, Kreisler, Kroll, Demski, Gershwin, entre outros ícones da música clássica.
A ação integra o Projeto “Concertos Internacionais 2014” e a realização do evento é uma parceria entre a Prefeitura de Domingos Martins, Associação Cultural Ricardina Stamato (Acris), Governo do Estado e Fundação Jônice Tristão.
Marionetes
As marionetes são controladas por dezenas de fios, e cheias de segredos e engrenagens, que ganham vida e encantam o público. O casamento das marionetes com a música ao vivo criou um teatro musical para todas as faixas etárias, com bastante humor e entretenimento. Cada uma dessas marionetes consome, em média, 400 horas de trabalho entre criação, construção e ensaios das apresentações.
Sobre os artistas:
ALEIDA SCHWEITZER: Renomada e premiada camerista, atuou ao lado de Jean Pierre Rampal, Cristina Walewska, Boris Pergamenshikov, Daniel Heifetz, Anatoli Krastev, entre outros. Fez seus estudos no Brasil, aperfeiçoando-se no Conservatório Real de Amsterdam e na Faculdade de Música da Universidade de Varsóvia. Gravou na Polônia, com a orquestra Amadeus, os Concertos em fá menor e ré menor, de Bach.
BRUNO DESCAVES: Formado em física pela PUC-RJ, sempre fez uma ligação dessa matéria com os movimentos pendulares das marionetes, assim como nas suas “máquinas”. Descobriu o violino ainda na adolescência e passou a usá-lo como principal ferramenta musical em seus shows performáticos. Ganhou o prêmio Entertainment Prize, no Festival de Shizuoka, Japão, onde morou durante 16 anos. Estudou técnica de marionetes com o mestre Phillip Huber nos EUA e violino com o concertista polonês Jerzy Milewski. O seu espetáculo “Mr Bruno – Máquina Marionete” já foi apresentado mais de mil vezes mundo afora. A singularidade do seu trabalho já lhe rendeu prêmios, entrevistas e participações em programas de TV e festivais.
JERZY MILEWSKI: Nasceu em Varsóvia, numa casa frequentada por personagens da cena musical. Era considerado um menino prodígio e começou a carreira de violinista aos seis anos. Brasileiro de origem polonesa, com 35 discos gravados e mais de 3000 concertos realizados, se apresentou nos mais importantes teatros da Europa, Américas e Ásia. Seu vasto repertório abrange desde grandes mestres, como Bach, Mozart, Beethoven e Brahms, a muita música brasileira. É responsável pela criação e implantação dos “Concertos didáticos”, com o objetivo de divulgar a música em escolas de 1º e 2º graus, universidades, cursos livres e comunidades.