Polenta quebra recorde mundial durante Festa

•Por Leandro Fidelis

Agora é pra valer. A polenta gigante preparada durante a Festa que terminou ontem em Venda Nova é a maior do mundo. A diferença do recorde anterior, registrado no Paraná, é de 261,5 kg.

A confirmação veio ontem durante o “Tombo da Polenta”. Auditores do Instituto de Metrologia do Espírito Santo fizeram várias medições para certificar o recorde, que agora parte para a sua entrada definitiva no “Guiness Book”.

Panela e polenta somaram 2.512,5 kg. Só o peso da panela é de 1.171 kg, enquanto a polenta sozinha pesou 1.341 kg. A polenta paranaense tinha 1.081 kg.

Agora, além do certificado emitido pelo órgão oficial, a Associação Festa da Polenta- Afepol deve encaminhar para a comissão do Livro dos Recordes outros documentos que comprovem o recorde . Segundo o presidente Tarcísio Caliman, serão necessários fotos, vídeos e matérias publicadas em jornais.

O queijo, outra atração da Festa, não é ainda o recordista mundial. Apesar dos 900 kg do vendanovense, o maior que se tem notícia foi um produzido no Canadá. No entanto, Venda Nova já gravou seu nome no ‘Guiness’ em 2000 com a maior goiabada, de 555kg.

Veja fotos da 29ª Festa da Polenta na galeria de fotos deste site!

Confira mais Notícias

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Espetáculo “Maria Mineirinha em: Oncotô” neste sábado (26) em Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante recebe o espetáculo teatral “Cadê Mafalda?”

Confira a programação da 23ª Festa do Socol de Venda Nova do Imigrante

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante